A EMEF Veneciano foi selecionada para representar o município de Nova Venécia, avançando para a etapa estadual da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, com um projeto inovador que une sustentabilidade, tecnologia e educação ambiental.
A escola se destaca por ser a única do Espírito Santo com um biodigestor em funcionamento, equipamento capaz de transformar resíduos orgânicos em biogás e biofertilizante, promovendo a reutilização de resíduos e a redução da emissão de gases de efeito estufa.
Educação com protagonismo e consciência ambiental
O projeto, intitulado “Biodigestor na construção da escola do futuro”, foi desenvolvido por estudantes e professores da escola, com apoio da comunidade escolar, e será apresentado na Etapa Estadual da conferência, nos dias 6, 7 e 8 de agosto. Representaram a escola os alunos Victória de Oliveira Horta, votada pelos estudantes para ser delegada e o suplente André Alves Carvalho de Souza.
Diante dos desafios ambientais locais, como as enchentes de 2013 e 2022, longos períodos de seca e a desertificação crescente, a escola propôs uma solução prática e educativa: a implantação do sistema HomeBiogas 7.0, que gera energia limpa e fertilizante natural a partir dos resíduos orgânicos gerados no próprio colégio.
Resultados que já fazem a diferença
A iniciativa tem gerado impactos ambientais e sociais expressivos:
- Produção de até 100 litros semanais de biofertilizante, usado na horta escolar e doado para viveiros e produtores locais;
- Substituição parcial do gás de cozinha por biogás, com redução estimada de até 16 toneladas de CO₂ por ano;
- Implantação de horta escolar agroecológica e articulação para criação de hortas comunitárias;
- Parcerias com agricultores da região e apoio ao viveiro municipal;
- Criação da *COM-VIDA (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida), incentivando o protagonismo estudantil.
Além disso, ações como sensibilização ambiental, criação de mascote e oficinas educativas mobilizaram toda a comunidade escolar, despertando o interesse dos estudantes por temas como energia limpa, reaproveitamento de resíduos e justiça climática.
Aprendizagem integrada e alinhamento à BNCC
O projeto dialoga diretamente com os princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Agenda 2030 da ONU, estimulando competências como pensamento crítico, autonomia, responsabilidade socioambiental e trabalho coletivo.
A iniciativa também fortalece o uso pedagógico da tecnologia no ensino fundamental, integrando ciência, meio ambiente e cidadania em uma proposta transdisciplinar e transformadora.

