Donos de bares, restaurantes e similares de Nova Venécia se reúnem de olho no fortalecimento do setor

O vereador de Nova Venécia, Otamir Carloni (PSB), junto com o Sebrae e a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Nova Venécia (CDL), está mobilizando empreendedores do setor de bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis e similares com o propósito de fortalecer a categoria, por meio do planejamento de ações e a definição de estratégias voltadas para a expansão dos negócios, além de criar soluções mais objetivas para possíveis situações encontradas pelo setor.

A mobilização já começou. O parlamentar agendou uma reunião junto à categoria para o próximo dia 14 de dezembro, onde vai reunir dezenas de empreendedores para “dar o primeiro passo” nessa discussão.

Para este primeiro encontro já estão confirmadas as presenças do gerente regional do Sebrae, Paulo Barbosa, da coordenadora em Nova Venécia, Ana Paula Lobo, e do presidente da CDL, Jadimarcos Gaspar, que vão explanar sobre possíveis alternativas de parcerias e soluções para situações que muitas vezes se tornam difíceis de serem superadas de forma individual.

Para o vereador Otamir Carloni, esse é o início de um movimento onde todos podem tirar proveito. “É uma maneira de, coletivamente, unirmos forças para que todos saiam ganhando. Podemos citar como um dos exemplos a criação de uma entidade representativa do setor, como também o planejamento de compras coletivas naquilo que é comum a todos e que pode ser muito vantajoso, além da organização de eventos voltados para as potencialidades do setor, como feiras gastronômicas que podem gerar fluxo turístico, assim como potencializar o consumo em cada empreendimento. São várias as possibilidades que a categoria pode planejar de forma coletiva, como a compra do gás de cozinha por exemplo. Se todos se unirem, eles ganham condições para brigar por preço junto aos fornecedores, que automaticamente vão baixar o custo para garantir a venda, uma vez que o fornecedor vai vender para várias pessoas, em volume expressivo. É uma maneira de ganhar melhores condições de negociação. Por outro lado, teremos a presença do Sebrae, que assim como o Senac e a Aderes, podem ser parceiros fundamentais para o impulsionamento de inúmeras ações voltadas para a formação e qualificação do setor. Por isso é muito importante a participação de nossos empreendedores. Quando há união, há força e todos saem ganhando”, disse Carloni.

A reunião vai acontecer na quinta-feira, 14 de dezembro, às 9h30, no auditório do Sebrae em Nova Venécia, situado na Casa do Empreendedor.