Diocese de São Mateus em luto pela morte de padre Eclério de Paula

Dom Paulo Bosi Dal’Bó, Bispo da Diocese de São Mateus, comunicou com imenso pesar o falecimento do padre Eclério Batista de Paula, ocorrido nesta segunda-feira, 04 de abril de 2022, às 16h50, no hospital Meridional da cidade de São Mateus.

No final de novembro de 2019 ele começou uma longa luta contra um tumor cerebral. Depois de 2 anos e alguns meses de luta, duas cirurgias, várias sessões de quimioterapia e radioterapia, padre Eclério veio a óbito.

O velório ocorreu na Igreja Catedral de São Mateus. Às 23 horas foi realizada uma missa de corpo presente. O velório continuará durante toda a madrugada.

Na manhã desta terça-feira (5), às 10h, acontecerá a Santa Missa solene de corpo presente, presidida por nosso bispo Dom Paulo. Em seguida o corpo será levado para Eunápolis, onde será velado e sepultado entre os familiares, na quarta-feira (6), pela manhã.

“Agradecemos a todos que participaram desta linda trajetória de serviços e cuidados deste nosso querido irmão. Oferecemos nossa solidariedade ao seu pai, Sr. Marciel, aos seus irmãos, aos demais familiares e amigos.” disse a nota de falecimento da Diocese de São Mateus.

Padre Eclério

Depois de vivenciar os primeiros sacramentos na diocese de São Mateus mudou-se para a diocese de Eunápolis. Lá ingressou no seminário, sendo admitido como leitor e acólito no dia 12 de junho de 1999.

Foi ordenado diácono e após alguns meses foi ordenado presbítero, mais precisamente no dia 06 de janeiro 2001, por Dom José Edson na diocese de Eunápolis – BA. Lá exerceu diversas funções eclesiásticas.

Em 2015, ele se transferiu para a Diocese de São Mateus, onde trabalhou em várias paróquias (Pinheiros, Boa Esperança e Barra de São Francisco). Em 2016 assumiu a paróquia de Montanha e Vinhático, onde ficou até novembro de 2019.

Foi incardinado na Diocese de São Mateus no dia 22 de fevereiro de 2017. Durante o período em que atuou em nossa diocese, foi diretor espiritual do ECC e idealizou o Terço dos Homens da Diocese. Cursou Mestrado em Direito Canônico em Londrina, PR, sendo aprovado com louvor.