Detran|ES fiscaliza transporte escolar em Mantenópolis

Com foco na segurança de estudantes que utilizam vans e ônibus no deslocamento para as escolas, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) realizou, nessa quinta-feira (19), uma operação especial para verificar uma denúncia sobre irregularidades de veículos escolares em Mantenópolis.

A fiscalização, coordenada pela Gerência de Fiscalização de Trânsito (Gefit) do Detran|ES, contou com o apoio do 11º Batalhão da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e ocorreu em dois pontos de bloqueio. Em ambos os locais, além de transportes escolares, também foram abordados carros de passeio, motos e ônibus.

No total, 103 veículos foram abordados, sendo: 35 automóveis, 60 motocicletas e 11 transportes escolares. Além disso, 27 Autos de Infrações de Trânsito (AITs) foram registrados por motivos diversos e sete veículos foram removidos para o pátio, por pendências administrativas no sistema do Detran|ES. Um dos veículos removido foi um escolar em mau estado de conservação, com pneus carecas, sem o selo da vistoria de inspeção semestral obrigatória para este tipo de transporte e também, com o licenciamento anual vencido.

O diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, disse que, apesar do foco da fiscalização ser no transporte escolar para checagem de denúncias, as equipes também realizam abordagens em demais veículos visando à segurança no trânsito da região.

Givaldo Vieira reforçou que é preciso ter cuidado ao buscar por um transporte escolar e que os pais precisam saber se o serviço que eles estão escolhendo é regularizado, se o carro passou pelas inspeções de segurança e se os profissionais estão capacitados para esse tipo de trabalho. “Sabemos que uma das principais preocupações dos pais é o transporte dos filhos para as escolas. Por isso, eles precisam ficar de olho e nos ajudar a fiscalizar esse serviço”, alertou.

O diretor-geral, ainda enfatizou a importância das denúncias: “É fundamental que a população também nos auxilie nesse trabalho de fiscalização para combater o transporte escolar clandestino ou irregular no Espírito Santo. O nosso principal objetivo é que as crianças e os adolescentes tenham mais segurança no ir e vir de escolas.”