Curto-circuito em ar condicionado assusta pacientes do Hospital Infantil de Vila Velha

Momentos de apreensão tomaram conta do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, na tarde desta quarta-feira (01). Um curto-circuito no painel elétrico do sistema de ar condicionado do pronto-socorro provocou uma explosão e um princípio de incêndio, obrigando à rápida evacuação das crianças.

Segundo informações, a explosão gerou um grande susto entre pacientes, acompanhantes e funcionários do hospital. As crianças do pronto-socorro foram imediatamente retiradas do local e realocadas em outras áreas da unidade. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

O sistema de combate a incêndio do Himaba foi acionado e funcionou de forma eficaz, contendo as chamas que se concentraram no disjuntor do ar condicionado. O Corpo de Bombeiros também foi chamado ao local para auxiliar na operação e garantir a segurança de todos.

Em nota oficial, o Corpo de Bombeiros confirmou o envio de uma equipe ao Himaba, que rapidamente controlou a situação e extinguiu o incêndio. A corporação ainda ressaltou a importância da manutenção preventiva dos sistemas elétricos para evitar acidentes como este.

Nota Oficial da Sesa

“A direção do Hospital Estadual Infantil Alzir Bernardino Alves (Himaba) informa que, na tarde desta quarta-feira (01), houve um curto no painel elétrico do sistema de ar condicionado do pronto-socorro. O Corpo de Bombeiros foi imediatamente acionado e a situação está sob controle.

Não houve nenhum ferido durante o incidente. No momento do evento, havia oito pacientes em atendimento e outros seis aguardando na recepção com seus acompanhantes. Novos atendimentos foram suspensos temporariamente em função da proteção dos funcionários, pacientes e acompanhantes, mas já foram normalizados – sendo realizada a transferência para outra ala do hospital.

A direção informa, ainda, que solicitou perícia para avaliar o motivo do curto no painel, bem como já iniciou a aquisição de novo painel e cabeamento para a troca e normalização do sistema de ar condicionado. A previsão é que o serviço de correção, com troca do cabeamento e disjuntor, seja concluído até o final desta semana”.