Na última sexta-feira, 25 de abril, o Projeto Saber Viver, iniciativa da Associação Amigos da Justiça na Barra do Riacho, em Aracruz (ES), celebrou a entrega de parte do material esportivo para as aulas de taekwondo, como doboks, luvas, manoplas e uma torre de chute. As crianças e adolescentes envolvidos realizaram uma apresentação sob orientação do Mestre Norê Marciano, responsável pelas aulas da arte marcial. O evento contou com a presença de representantes das empresas financiadoras do projeto, como a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, a Evonik, a Estel e o Grupo Vertical.
A Suzano, desde 2012, apoia a Associação Amigos da Justiça, contribuindo para o desenvolvimento de projetos sociais no Espírito Santo. Com o apoio direto ao Projeto Saber Viver, via Lei de Incentivo ao Esporte, a empresa passou a ampliar as possibilidades de atuação da iniciativa e a transformar vidas de jovens capixabas.
“É uma felicidade enorme estar aqui e poder ver essas crianças lindas uniformizadas, com equipamentos adequados. Essa é uma parceria importante porque a Suzano preza pelo desenvolvimento do seu território e pelo desenvolvimento das pessoas que estão nesse território. Um dos nossos direcionadores culturais é ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’, então a gente está vendo que aqui no Saber Viver está sendo feito algo que é bom para o mundo. Agradeço pela oportunidade de estar aqui presenciando essa apresentação tão linda e poder participar desse momento de entrega dos materiais, que sei que é importante para cada uma das crianças aqui presentes”, afirmou Rafaela Cavalcanti, Consultora de Desenvolvimento Social da Suzano.
Atualmente o Projeto Saber Viver oferece aulas gratuitas de taekwondo para cerca de 60 crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 17 anos, matriculados em instituições de ensino. As aulas ocorrem às segundas e quartas-feiras, no espaço do projeto localizado na Av. Luiz Cariacica dos Santos, 910 – Barra do Riacho, Aracruz/ES. O responsável pelas aulas, desde 2016, é o mestre Norê Marciano, faixa preta 2° Dan de taekwondo.
“Até hoje, cerca de 450, 500 alunos já passaram aqui pelo nosso projeto. Temos alunos semi profissionais, temos campeões estaduais que defendem títulos, mas a parte social é aquilo que a gente mais busca dentro do esporte. É muito fácil ensinar um menino ou menina a lutar, mas o que eu posso ensinar além disso? Ser um bom cidadão, um bom aluno, referência na comunidade, que atenda a necessidade exigida. É isso que a gente trabalha aqui dentro da nossa oficina. Eu costumo brincar dizendo que formar atleta é muito fácil, mas formar cidadão é o desafio”, destacou Norê.
Um dos destaques esportivos da turma do Mestre Norê é o jovem Abner Petrus Miranda, de 16 anos. Para ele, o mestre é como um pai na vida e o projeto é apenas uma escada para seu futuro como atleta. “Sempre me identifiquei com o esporte de luta por causa da questão de manter a disciplina, o foco, o equilíbrio entre a mente e o corpo. Isso tudo é fundamental para mim. Como competidor estadual, pretendo me tornar um atleta profissional um dia e sei que o projeto aqui é o primeiro degrau para essa minha subida. O Norê é um grande pai para mim, ele se preocupa com a gente, manda mensagem para saber se estamos bem, puxa nossa orelha se a gente começar a faltar, cobra para irmos bem no colégio e para treinarmos com dedicação, então eu digo que ele é um pai mesmo e vai me ajudar sempre”, revelou.




A atuação da Suzano via Lei de Incentivo Fiscal
Atualmente a Suzano tem mais de 60 projetos incentivados pelo Brasil, divididos entre a Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) e o Fundo Nacional do Idoso (FNI). As leis de incentivo fiscal permitem que pessoas e empresas destinem parte dos impostos que pagam para o governo a programas que beneficiem a comunidade em segmentos como saúde, educação, esporte e cultura.
Sobre a Associação Amigos da Justiça
A Associação Amigos da Justiça, Cidadania, Educação e Arte foi idealizada pelo Excelentíssimo Doutor Juiz de Direito da Comarca de Ibiraçu, Gedeon Rocha Lima Junior, no ano de 2008, com o objetivo de ofertar atividades lúdicas e pedagógicas às crianças e adolescentes, em risco e vulnerabilidade social.
Formou-se uma equipe de pessoas voluntárias com o objetivo de oferecer estratégias preventivas e atuantes para reforçar os fatores de proteção, em especial promover o conhecimento e potencializar as capacidades intelectuais, contribuir para o desenvolvimento humano em busca de qualidade de vida e garantir os direitos da criança, adolescente, jovem, adulto e idoso.
Sobre a Suzano
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável.
Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender à demanda global.
A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com mais de 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais na página: www.suzano.com.br