Corpo de Bombeiros realiza simulação de resgate veicular dentro da programação do Maio Amarelo em Nova Venécia

Nova Venécia sediou, na manhã deste sábado (17), uma ação educativa em alusão ao Maio Amarelo, campanha nacional que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da segurança no trânsito. O evento foi promovido pela Superintendência Municipal de Trânsito, com apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, do Detran-ES, da Prefeitura Municipal e da Rede Nova Onda.

Realizado na Praça Adélio Lubiana, o evento contou com exposição de equipamentos operacionais, simulação de resgate veicular e orientações sobre primeiros socorros. A programação também incluiu medição gratuita de pressão arterial e glicemia, além de uma demonstração prática sobre os riscos do “ponto cego” em veículos de grande porte.

O tema desse ano “Nós Somos o Trânsito”, proposto pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A mensagem reforça a responsabilidade coletiva de todos os usuários das vias — motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas — na prevenção de acidentes e promoção de um trânsito mais seguro.

Para o Tenente Thierry Corradi Verly , do Corpo de Bombeiros Militar, ações como essa são fundamentais para aproximar o poder público da comunidade. “É um momento importante para mostrar o trabalho preventivo dos Bombeiros e conscientizar a população. Nossa missão é salvar vidas e isso começa com informação e educação”, destacou.

Palestras nas escolas

Como parte da programação do Maio Amarelo, a Superintendência Municipal de Trânsito tem realizado palestras em escolas da rede municipal e estadual. Voltadas especialmente aos alunos próximos da idade de tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), as atividades visam disseminar conceitos de direção segura e cidadania no trânsito.

“Queremos alcançar os jovens antes mesmo que eles assumam o volante. Quanto mais cedo forem conscientizados, melhor será o futuro do nosso trânsito”, afirmou o superintendente José Inoch .

A iniciativa conta ainda com o apoio voluntário da embaixadora do Maio Amarelo em Nova Venécia, Oszilene de Freitas , responsável por disseminar a mensagem da campanha em diferentes setores da sociedade.

O ano todo

Embora a campanha seja nacionalmente celebrada durante o mês de maio, o movimento busca engajamento contínuo da população. O foco é mudar atitudes e promover uma cultura de respeito e responsabilidade no trânsito, visando reduzir o número de acidentes e salvar vidas.

“O Maio Amarelo não pode ser apenas um mês. Tem que ser um compromisso diário de todos nós. Cada pequena atitude conta para um trânsito mais humano e seguro”, concluiu José Inoch.

A Prefeitura de Nova Venécia reforça que outras ações estão previstas ao longo do ano, com envolvimento de instituições públicas, empresas privadas e da comunidade local.