Com mudanças no calendário da CBF, Real Noroeste vai jogar a Série D 2026

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, na manhã desta quarta-feira (30), o calendário do futebol profissional masculino para a temporada de 2026, trazendo mudanças significativas na Série D do Campeonato Brasileiro.

A principal novidade é o aumento no número de participantes, que passará de 64 para 94 clubes. Com isso, o Espírito Santo terá mais um representante na competição nacional no próximo ano.

Segundo os novos critérios de classificação, os 28 clubes que avançarem à segunda fase da Série D em 2025 já têm vaga garantida na edição de 2026 — caso do Rio Branco.

No entanto, o Capa-Preta já havia assegurado sua participação por ter conquistado o título estadual nesta temporada. Assim, a vaga obtida pela campanha na Série D será redirecionada a outro clube, que será definido pelo Ranking Nacional de Clubes da CBF — podendo ser capixaba ou não.

Essa situação não é exclusiva do Rio Branco. Outros times que também já haviam garantido acesso à Série D de 2026 por meio dos campeonatos estaduais conseguiram avançar na competição, o que abriu ainda mais vagas.

Com isso, o Real Noroeste, atual 96º colocado no ranking nacional com 926 pontos e o melhor posicionado entre os clubes capixabas, será beneficiado e garantirá presença na Série D, ao lado do Rio Branco e do Vitória — este último classificado ao conquistar a Copa Espírito Santo.

O presidente do Real Noroeste, Fláris Rocha, já comentou sobre a participação do clube na próxima temporada. Já a Federação de Futebol do Espírito Santo (FES) ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.