Chefe do Cartório Eleitoral de Nova Venécia fala do que pode e o que não pode no dia da eleição

Neste domingo, 2 de outubro, acontecem as eleições 2022. O eleitor deverá votar na seguinte sequência: 1º para deputado federal, com quatro dígitos; 2º para deputado estadual, com cinco dígitos; 3º para senador, com três dígitos; 4º para governador do estado, com dois dígitos e 5º para presidente da república, também com dois dígitos.

A votação acontece das 8h às 17h. No dia da votação o eleitor pode fazer algumas manifestações como usar camisas ou adesivos, desde que não faça barulho e não aglomere, o que pode configurar boca de urna.

O chefe do Cartório Eleitoral de Nova Venécia, Leonardo Guimarães, fala das regras durante a votação. “O eleitor pode comparecer à sua seção eleitoral usando a camisa de seu candidato, adesivo e até levando bandeira, desde que fique em silêncio no recinto de votação. É proibido ficar pedindo votos. Também não pode ter aglomeração de eleitores próximo aos locais de votação porque configura boca de urna. É importante lembrar que o eleitor deve levar a colinha escrita com os números já anotados para evitarmos transtornos”, alerta Guimarães.

Ouça na íntegra as orientações passadas pelo chefe do Cartório Eleitoral de Nova Venécia, Leonardo Guimarães