Ruas, avenidas, transporte coletivo e viaturas de segurança: todas essas imagens serão monitoradas em tempo real no Núcleo de Intervenções Rápidas (NIR), parte do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes) no Espírito Santo.
O núcleo utilizará inteligência artificial para acionar automaticamente viaturas próximas em situações de emergência, garantindo uma resposta mais ágil e eficiente.
O NIR, que está instalado no prédio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), em Vitória, foi inaugurado na quinta-feira (28). A estrutura contará com sete totens de segurança, que em breve serão ampliados para 40 unidades.
Além das câmeras dos totens, o sistema integrará câmeras de reconhecimento facial, drones e as imagens captadas pelas câmeras corporais dos policiais, além de parcerias com prefeituras, como o Cerco Inteligente.
Atendimento contínuo e monitoramento 24h
Com funcionamento ininterrupto, a unidade possui uma Central de Monitoramento e Análise Criminal, que acompanhará os dispositivos em tempo real e facilitará a comunicação com a população capixaba.
O sistema também conta com várias funcionalidades avançadas, como o reconhecimento automático de placas de veículos e a identificação facial de criminosos.
Outras tecnologias ainda serão implementadas, como a detecção de aglomerações, invasões em áreas restritas, rastreamento de pessoas e objetos, e análise de comportamentos suspeitos com alertas automáticos.