Cemitério é depredado e furtado duas vezes em menos de uma semana em Ibiraçu

Em meio ao luto e à tristeza da perda de entes queridos, o cemitério do distrito de Pendanga, localizado em Ibiraçu, viveu momentos de revolta e indignação após ser alvo de ações criminosas em duas ocasiões em menos de uma semana. Os atos de vandalismo, que ocorreram na última quarta-feira (26) e na madrugada desta sexta-feira (28), deixaram a comunidade local consternada.

Na primeira investida, os vândalos invadiram o cemitério com o intuito de furtar objetos que adornavam os túmulos. Na segunda ocorrência, apenas dois dias após o primeiro ataque, os criminosos retornaram ao local para cometer um novo furto, levando mais peças de valor sentimental e histórico das sepulturas.

A Associação do Cemitério de Pendanga, representando os interesses dos associados, divulgou uma nota de repúdio, informando que praticamente todas as placas dos túmulos foram furtadas e outras foram danificadas pelos delinquentes. Diante do ocorrido, a associação tomou as devidas providências e registrou um boletim de ocorrência.

A Prefeitura Municipal de Ibiraçu esclareceu que o cemitério em questão não possui qualquer vínculo de segurança sob sua responsabilidade. A administração reiterou que o local é de responsabilidade privada dos moradores da localidade de Pendanga, cabendo a eles a preservação e segurança do espaço.

Em resposta às denúncias, a Polícia Militar compareceu ao cemitério, na manhã desta sexta-feira (28), para registrar mais uma ocorrência e coletar evidências que possam auxiliar nas investigações. A Polícia Civil, por sua vez, assumiu a condução do caso e garantiu que a Delegacia de Polícia de Ibiraçu está empenhada em esclarecer os crimes e levar os culpados à justiça.

Para auxiliar nas investigações e colaborar com a identificação dos suspeitos, a população pode contribuir de forma anônima através do Disque-Denúncia 181 ou pelo site disquedenuncia181.es.gov.br.