Casos de febre maculosa são confirmados no ES

Dois casos de febre maculosa foram confirmados nesta terça-feira (2) em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo.

A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde. Um dos pacientes já recebeu alta médica. O outro permanece em tratamento.

De acordo com a pasta, os pacientes foram infectados após um passeio com amigos a uma ilha no distrito de Itaoca Pedra. Durante a atividade, dois integrantes do grupo tiveram contato com carrapatos e contraíram a doença.

Doença grave e de rápida evolução

A febre maculosa é uma infecção causada por bactéria transmitida pelo carrapato-estrela. Esse vetor é comum em locais com vegetação, margens de rios, trilhas, áreas de pastagem e espaços frequentados por cavalos e capivaras.

A doença exige atenção imediata. Sem tratamento adequado, pode evoluir rapidamente e levar a complicações graves.

Orientações de prevenção

Com a confirmação dos casos, a Secretaria de Saúde reforçou medidas de prevenção, principalmente para quem frequenta áreas de risco:

Use roupas claras, que facilitem a visualização de carrapatos;

Prefira calças compridas, camisas de manga longa e botas;

Aplique repelente específico contra carrapatos;

Verifique o corpo e o de animais de estimação após passeios;

Sintomas exigem atenção imediata

Se encontrar um carrapato, remova-o com pinça, sem esmagar, e higienize a área.

Os principais sintomas da febre maculosa incluem febre alta, dor de cabeça intensa, dores no corpo e manchas vermelhas na pele.

A recomendação é procurar atendimento médico imediato em caso de sinais suspeitos, informando sobre possíveis contatos com carrapatos ou visitas a locais de risco.