Início Economia Bolsa de Valores do Brasil registra saída de capital estrangeiro

Bolsa de Valores do Brasil registra saída de capital estrangeiro

Neste mês de agosto, investidores estrangeiros estão retirando recursos da B3, a Bolsa de Valores do Brasil, o que pode resultar no pior mês do ano em termos de fluxo de capital externo.

Até o momento, o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, não registrou nenhum pregão de alta, e a saída líquida de capital estrangeiro totalizou R$ 7,378 bilhões até o dia 14/08.

A China é uma grande consumidora de commodities, e a queda em seu crescimento econômico afeta negativamente grandes empresas brasileiras.

A saída dos investidores estrangeiros está relacionada à percepção de aversão ao risco e à expectativa de que o Federal Reserve, aumente as taxas de juros nos Estados Unidos, enquanto o Banco Central do Brasil deve manter cortes mais moderados na taxa Selic.

Além disso, a emissão de títulos pelo Tesouro dos Estados Unidos impacta a liquidez global e afeta o Brasil, já que os investidores migram para ativos considerados mais seguros, incluindo títulos do governo americano.

Apesar da venda de ações pelos investidores estrangeiros, isso não é necessariamente um indicativo de perda de confiança no arcabouço fiscal ou nas reformas em andamento no Brasil. Na verdade, essa movimentação pode estar relacionada à realização de lucros.


Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com
Sair da versão mobile