Início Site Página 532

Carro é engolido por cratera no bairro Vila Nova em Aracruz

Um carro foi engolido por uma cratera que se abriu na rua Ana Teresa Pimentel Rocha, no bairro Vila Nova, em Aracruz, na madrugada da terça-feira (19). O veículo, um Fiat Siena, de cor preta, é utilizado pela vendedora e motorista de aplicativo Claudenir Costa de Paula.

Claudenir contou que o marido, José Carlos, foi retirar o carro do local porque chovia muito e havia risco de alagamento. Ao tentar sair com o veículo, ele caiu em um buraco grande após a terra ceder.

“Foi um susto muito grande. Estava chovendo muito e era de madrugada, tudo escuro. Ainda bem que ele sofreu ferimentos leves na perna e conseguiu sair do buraco. Estou esperando para saber o que vai acontecer com o carro, levaram ele para uma oficina. Acho que pode dar perda total. O prejuízo é maior porque também utilizo para fazer corridas por aplicativo. Mas ainda bem que tivemos apenas perda material”, disse Claudenir.

A Prefeitura de Aracruz informou, por nota, que o solo cedeu em função de uma rachadura numa manilha já desativada fora do perímetro da obra. Segundo a administração municipal, a empresa responsável pela obra irá ressarcir o cidadão de qualquer prejuízo.

Caminhão carregado com café tomba na ES-137, Rodovia que liga Nova Venécia a São Gabriel

Um acidente com vítima fatal foi registrado, nesta terça-feira (20), na Rodovia do Café, rodovia que liga Nova Venécia a São Gabriel da Palha. O acidente ocorreu na Serra de Cima, na curva após a ponte e entrada para Santa Rosa da Cachoeirinha.

De acordo com a Polícia Militar, o acidente envolveu um caminhão Volvo/FH440 6X2T, de cor branca, que seguia sentido São Gabriel da Palha carregado com bags de café. O caminhão tombou lateralmente no acostamento da contramão de direção.

No local, uma equipe do SAMU constatou o óbito do motorista, identificado como Diego de Menezes Lima, 39 anos. O corpo da vítima ficou preso no interior do veículo, em local de difícil acesso.

A perícia e o Corpo de Bombeiros foram acionados para o possível desencarceramento da vítima. No entanto, foi informado que o acesso à vítima era impossível. Foi necessário o acionamento de dois guinchos oriundos de Linhares para retornarem o caminhão à sua posição normal e só assim ser feita a liberação do corpo da vítima.

Com apoio da Força Tática, Patrulha Rural e Rádiopatrulha, foi feito o isolamento do local e controle do trânsito até a chegada dos guinchos. O corpo da vítima foi encaminhado ao SML.

O caminhão foi removido na madrugada desta quinta-feira (21), por volta das 5h19min, sendo restabelecido o fluxo de trânsito.

O responsável pela carga de café, que era oriunda da empresa Olam Cofee e tinha destino a cidade de São Gabriel da Palha, esteve no local.

Temporal em Marilândia deixa ruas alagadas

Um forte temporal atingiu Marilândia, na tarde desta terça-feira (19), e deixou ruas alagadas. Segundo relatos dos moradores, a chuva intensa e a ventania duraram aproximadamente 15 minutos.

Uma árvore caiu, bloqueando uma estrada na localidade de Pirangi, e fechou o acesso entre Colatina e Marilândia.

O Rio Liberdade, que corta a cidade, sempre vazio, ficou a ponto de transbordar.

A Defesa Civil de Marilândia está avaliando os estragos deixados pela chuva. A prioridade é identificar áreas de risco e garantir a segurança da população.

Até o momento, não há informações sobre vítimas.

Café produzido em Chapadão do XV é o vencedor do 6º Concurso de Qualidade do Café Conilon de Linhares

Premiação 6º Concurso de Qualidade do Café - Foto Kevyn Fracalossi

O primeiro lugar na 6ª edição do Concurso de Qualidade do Café Conilon de Linhares foi para César Augusto Ghisolfi, da Fazenda Olhos d’Água, em Chapadão do XV, que garantiu o prêmio de R$ 5.000,00. O segundo lugar ficou com André de Souza Duda, de Santa Cruz de Terra Alta, e o terceiro com Erick Douglas Duarte Peruchi, de Baixo Quartel.

“Primeiro ano que fizemos café especial e já alcançamos essa classificação. É um projeto que venho estudando desde 2019, com a chegada da minha irmã (Bárbara) que se prontificou a estar no projeto comigo. O carinho na produção, a atenção e a dedicação e ter estudado com orientação o que realmente é preciso ser feito para se alcançar um café de qualidade foi o diferencial para chegar aonde chegamos”, disse César Augusto, que garantiu nota 83,75.

O secretário de Agricultura de Linhares, Fabrício Fardin, pontuou que o café é responsável por 37% do PIB do Espírito Santo e fomentar a atividade com foco na qualidade dos grãos e a verticalização da produção são propósitos do concurso.

“Os cafés bateram oito pontos e todos são considerados finos e de qualidade, e é a primeira vez que isso acontece em nosso concurso. Parabéns a todos os produtores. Sabemos que investir na melhoria de qualidade, tem proporcionado bons resultados para os cafeicultores e despertado interesse do mercado para os grãos especiais, e esse é um dos objetivos do Programa Linhares Coffee, gerar oportunidades para toda cadeia de café Conilon, principal fonte de renda de 80% das propriedades do Espírito Santo e isso não é diferente no nosso município”, disse o secretário de agricultura.

O concurso é uma realização da Prefeitura Municipal de Linhares, por meio do Programa Linhares Coffee, da Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura e Abastecimento, e recebe apoio institucional do Incaper, Olam, Syngenta, Sebrae e Sicoob.

O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, disse que ano após ano o concurso vem gerando novas oportunidades, como os cafés especiais lançados no mercado pelos produtores motivados pelos resultados alcançados. O prefeito destaca que Linhares passará a ser a capital mundial do café solúvel com as instalações das empresas Café Cacique e Olam no distrito industrial de Bebedouro.

“Fico honrado de observar os frutos do programa e a dedicação dos produtores em produzir um café de qualidade, gerando novas oportunidades ao verticalizar a produção. Isso traz dinamismo à economia e faz com que o nosso interior seja mais desenvolvido, com foco sempre nos cuidados com o meio ambiente e na sustentabilidade. Em breve seremos a capital mundial do café solúvel, trabalhando com o conilon que é produto da terra. Nosso foco é agregar valor, ao trazermos as indústrias para a cidade, por exemplo, sempre valorizando as nossas raízes”, comentou o prefeito.

Os Vencedores

1º lugar – César Augusto Ghisolfi. Nota: 83,75
2º lugar – André de Souza Duda. Nota 83,50
3º lugar – Erick Douglas Duarte Peruchi. Nota 83,00
4º lugar – Kissia Coutinho Campo Dal’Orto. Nota: 83,00
5º lugar – Alegna Joria Corteletti Ghisolfi. Nota: 83,00
6º lugar – Luciano Sartório Passamani. Nota: 82,75
7º lugar – Ediney Vergna. Nota: 82,25
8º lugar – Jonathan Venturini Giuriatto. Nota: 82,00
9º lugar – Geraldo Ginelli. Nota: 82,00
10° lugar – Zilca do Carmo Malanquini. Nota: 81,75

Alíquota de ICMS do ES será mantida em 17%

Foto Ilustrativa

O Governo do Estado vai encaminhar à Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) um projeto de lei que revoga o aumento da alíquota modal do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que passaria a valer em abril de 2024. Com isso, a alíquota de referência de ICMS no Estado continuará sendo de 17%, o menor percentual entre os estados da Região Sudeste.

A decisão foi anunciada em entrevista coletiva realizada no Palácio Anchieta, em Vitória, nesta terça-feira (19). O governador explicou que a medida foi tomada diante do texto final da Reforma Tributária, que alterou o artigo que havia motivado o Espírito Santo a acompanhar os demais Estados e aumentar a alíquota para 19,5% a partir de 2024.

O artigo estabelecia a receita média no período de 2024 a 2028 como referência para calcular as participações de cada Estado na arrecadação do futuro imposto IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), que substituirá o ICMS. Com o movimento generalizado dos Estados para aumentarem suas alíquotas, e diante do risco iminente de perda em sua arrecadação, o Estado aderiu ao reajuste, que agora será revogado.

“Com a mudança no texto da Reforma, não temos mais a ameaça da perda de receitas. Por isso, não temos mais motivo para seguir com o aumento da alíquota do ICMS – que era uma decisão não por conta do desequilíbrio das atuais contas públicas, mas sim uma proteção para o futuro do Estado. Como os deputados nos ajudaram com a aprovação desse tema, que era uma medida impopular, nada mais justo que tomarmos juntos agora a decisão de reduzir o ICMS”, afirmou o governador.

O secretário de Estado da Fazenda, o auditor fiscal Benicio Costa, explicou que a revogação entrará em vigor assim que for aprovada. “Como o governador frisou, tomamos uma medida preventiva ao aumentar a alíquota modal do ICMS, para resguardar as receitas e a capacidade de investimento do Estado. Como a mudança no artigo 131, que estabelecia a média de 2024 a 2028 como critério, e a definição de que haverá a edição de uma Lei Complementar, esperamos que essa regra seja definida de forma mais racional e assertiva, evitando essa disputa entre os Estados”, destacou.

“A decisão do Governo vai na direção de algo que sempre tem nos movido, que é a responsabilidade. Na vida é muito importante que a gente tenha humildade para dar um passo atrás à medida em que a realidade se impôs com outro formato. Ou seja, o Espírito Santo passa a ser, a partir da decisão do governador, da Assembleia Legislativa, o estado da região Sudeste com a menor alíquota de ICMS. Foi uma decisão acertada e que nos fará seguir com essa responsabilidade, trabalhando para o nosso Estado continuar sendo competitivo, gerando emprego, trabalho e oportunidade”, comentou o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço.

O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos, afirmou que espera votar a revogação já na sessão desta sexta-feira (22). “Inicialmente votamos uma medida responsável para proteger as finanças do Estado, e agora, com a alteração do artigo 131, vamos votar uma nova medida, garantindo maior competitividade para o Espírito Santo, que terá a menor alíquota na Região Sudeste”, destacou o parlamentar.

Receita Estadual autua empresas farmacêuticas em mais de R$ 12,4 milhões por sonegação fiscal

Foto: Divulgação

Em recente ação de fiscalização, auditores fiscais da Receita Estadual identificaram que quatro empresas atacadistas do setor farmacêutico cometeram infrações tributárias, resultando no lançamento de mais de R$ 12,4 milhões em créditos tributários.

As infrações ocorreram por aplicação indevida, nos últimos cinco anos, de reduções na base de cálculo do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), em desacordo com o artigo 534-Z-Z-A do RICMS/ES. Estas reduções, que equivalem a diminuir a alíquota do ICMS de 17% para 7%, são autorizadas apenas para saída de produtos de estabelecimentos atacadistas com destino a revendedores.

Contudo, as empresas autuadas beneficiaram-se irregularmente dessas reduções em operações internas destinadas a consumidores finais e/ou não contribuintes. Tal prática é vedada pelo §3º, II, do mesmo artigo, exceto em situações muito específicas, como nas saídas de produtos farmacêuticos para hospitais estaduais, condições que não se aplicavam nesses casos.

Portanto, as infrações consistiram no uso indevido do benefício fiscal em saídas internas para consumidores finais, incluindo hospitais, clínicas, órgãos públicos, pessoas físicas, entre outros. O valor total do crédito tributário (imposto e multa) constituído contra as empresas fiscalizadas ultrapassa R$ 12,4 milhões.

“Este valor evidencia o impacto significativo da fiscalização na promoção da equidade tributária, afinal, a prática da sonegação fiscal, além de ilegal, fomenta a concorrência desleal, prejudicando empresas que cumprem suas obrigações fiscais e afetando a arrecadação de recursos essenciais para o desenvolvimento social e econômico do Estado”, observou o secretário de Estado da Fazenda, o auditor fiscal Benicio Costa.

Período para solicitar Pré-Matrícula da Chamada Escolar 2024 está terminando

O período para solicitar a Pré-Matrícula da Chamada Escolar 2024 termina nesta sexta-feira (22). Essa chamada é destinada aos estudantes que desejam ingressar em uma das escolas da Rede Pública Estadual de Ensino do Espírito Santo no ano letivo de 2024.

Todo o processo da Chamada Escolar é feito on-line, por meio do Sistema Estadual de Gestão Escolar. Para solicitar a Pré-Matrícula, basta clicar no banner Chamada Escolar 2024, disponível no site da Sedu.

Pré-Matrícula

Cronograma da Chamada Escolar 2024

  • Rematrícula: de 01 a 20 de novembro de 2023
  • Pré-Matrícula: de 21 de novembro a 22 de dezembro de 2023
  • Divulgação dos resultados da Rematrícula e Pré-Matrícula: até 10 de janeiro de 2024
  • Confirmação da matrícula dos estudantes que solicitaram Pré-Matrícula: de 10 a 19 de janeiro de 2024
  • Chamamento dos estudantes constantes na lista de suplência, em escolas que apresentarem séries/anos/etapas com vagas, após a etapa de confirmação de matrículas: a partir de 22 de janeiro de 2024.

Para saber o passo a passo de como solicitar a Rematrícula e Pré-Matrícula acesse o pdf.

Todas as informações sobre a Chamada Escolar 2024 podem ser acessadas no site da Sedu.

Consultório Itinerante realiza exames oftalmológicos em Sooretama

O estudante André Oliveira Santos, de 11 anos, aluno da EMEF Álvaro Marques de Oliveira, foi um dos beneficiados pelo Consultório Itinerante que está instalado próximo a Escola Cívico-militar João Neves Pereira.

O jovem fez o exame oftalmológico e lá mesmo escolheu o modelo de óculos que irá usar. Outros alunos também estão sendo beneficiados com o consultório.

A ação, realizada pelo município de Sooretama em parceria com o Consórcio CIM Polinorte, garante o cuidado necessário a saúde da visão dos pacientes atendidos.

Câmera flagra acidente fatal entre carro e carreta na BR-101 em Linhares

Uma câmera instalada na cabine de uma carreta flagrou o momento em que um carro de passeio bateu de frente no caminhão, na BR-101, em Linhares. O acidente aconteceu na altura do km 167,2, no distrito de Rio Quartel, no dia 12 de dezembro, por volta das 9h34. O condutor do carro morreu no local.

As imagens mostram o motorista do automóvel realizando uma ultrapassagem forçada, já bem próximo à carreta. A carreta trafegava pela rodovia em uma velocidade abaixo de 80 km/h, conforme o registro. O carro fez a tentativa de ultrapassagem em local permitido na via. Contudo, não havia espaço para ultrapassar o caminhão, o que causou a colisão entre o carro e a carreta, que vinha no sentido contrário.

Com a colisão, a carreta perdeu o controle e saiu da pista, quase atingindo outro carro que seguia no sentido oposto da rodovia.

O motorista do carro morreu ainda no local. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o condutor do automóvel ficou preso às ferragens, já sem vida, e o motorista da carreta precisou de atendimento médico, pois ficou em estado de choque.

A PRF informou que o carro seguia no sentido a Vitória quando tentou fazer uma ultrapassagem forçada e bateu na carreta, que vinha na pista contrária. Os dois veículos perderam o controle e foram parar no acostamento.

O motorista da carreta foi submetido ao teste do bafômetro, que deu negativo para a ingestão de bebida alcoólica. Depois de atendimento do Samu, ele foi liberado.

Bombeiros e voluntários que atuaram no incêndio da Cacau Show são homenageados em Linhares

O prefeito Bruno Marianelli participou, na manhã desta terça-feira (19), de uma cerimônia de entrega de Diplomas de Honra ao Mérito aos bombeiros militares e agentes voluntários que atuaram no incêndio de grandes proporções que atingiu a fábrica da Cacau Show em Linhares. A cerimônia foi realizada no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no bairro Novo Horizonte. No total foram entregues 176 homenagens.

O prefeito agradeceu a dedicação e empenho de todos os profissionais bombeiros militares das cidades de Linhares, Aracruz e São Mateus que atuaram para controlar as chamas que destruíram 40% da estrutura da fábrica, localizada no bairro Canivete. Ele também exaltou a parceria das empresas de Linhares que atenderam prontamente ao chamado para que enviassem as suas brigadas de incêndio para auxiliar nos trabalhos dos bombeiros.

“Não temos palavras suficientes para agradecer e enaltecer o empenho e a coragem destes profissionais. Esperamos que a homenagem possa demonstrar, principalmente, o nosso reconhecimento ao trabalho prestado por todos num momento sensível e que repercutiu em todo o Brasil. Vocês são verdadeiros heróis. Nossa gratidão, também, às empresas linharenses que atenderam o nosso pedido e enviaram suas brigadas de incêndio para auxiliar nos trabalhos. Os linharenses mostraram que a união faz a força”, falou Bruno Marianelli.

O Tenente Coronel do 2º. Batalhão do Corpo de Bombeiros em Linhares, Rogério Sartório, recebeu o Diploma de Honra ao Mérito. Ele exaltou o trabalho dos bombeiros militares envolvidos na operação e a solidariedade dos empresários locais quando acionados.

“O sentimento é de gratidão. Os bombeiros militares capixabas possuem uma força que é a vontade de ajudar. Gostaria de exaltar a atitude de todos que se dispuseram a vir trabalhar para nos auxiliar. Preciso pontuar que Linhares é diferenciada quando precisamos acionar os empresários que são sempre solidários. No mais, como comandante, agradeço a todos os profissionais da corporação por arriscarem suas vidas diariamente e fazem do Corpo de Bombeiros o que ele é hoje”, disse o coronel.

 “O que eles fizeram foi além das ações que se esperam de colaboradores e por isso merecem esse reconhecimento e esse agradecimento. Ficamos felizes por ter profissionais tão empenhados com o ambiente de trabalho e com o próximo, que não mediram esforços para ajudar a conter o incêndio”, disse Rafael Soares Raso, da empresa Lasa, que enviou caminhões-pipa e brigadistas para atuarem no local.

Também estiveram presentes na cerimônia o representante da empresa Cacau Show, Milton Ederli da Silva Reis, e o presidente da Associação para o Desenvolvimento de Linhares (Adel), Luiz Mário Freitas.

Últimas Notícias