Início Site Página 532

Nater Coop arrecada mais de 1 tonelada de alimentos em campanha de Natal

Durante o mês de dezembro, a Nater Coop arrecadou mais de uma tonelada de alimentos para a Campanha Coração Quentinho – Natal Solidário 2023, um projeto da cooperativa que busca ajudar instituições nas comunidades onde está inserida. Além dos alimentos, também foram arrecadadas mais de 2.500 peças de roupas e 130 itens de higiene pessoal.

Nesta edição, mais de 20 filiais participaram ativamente, cada uma delas comprometida em selecionar uma instituição local para ser beneficiada com as doações. Em 17 municípios, nos estados do Espírito Santo e Minas Gerais, a campanha proporcionou apoio a mais de 20 instituições dedicadas ao atendimento de crianças, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social.

O presidente da Nater Coop, Denilson Potratz, enfatiza a importância desses projetos para reforçar o compromisso da cooperativa com a comunidade, um dos princípios fundamentais do cooperativismo. “Somos gratos a todos os colaboradores, cooperados, clientes e parceiros que tornaram possível esse impacto positivo nas comunidades. Este resultado reforça que cooperando juntos podemos fazer a diferença”, disse.

Governador visita obras e anuncia investimentos em Nova Venécia

O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve no município de Nova Venécia, na microrregião Noroeste do Estado, nesta quinta-feira (28), onde visitou obras e serviços realizados pelo Governo do Estado nas áreas de infraestrutura e saúde. O município agora conta com uma unidade da Farmácia Cidadã e está recebendo obras de pavimentação da Rodovia ES-137. Também foram anunciadas novas obras de drenagem e pavimentação de ruas no bairro Coqueiral e de pavimentação asfáltica em ruas no bairro Rúbia.

Casagrande citou os investimentos do Governo do Estado na região e destacou a importância de uma gestão equilibrada para realizar entregas para a sociedade:”Estamos em Nova Venécia para fazer uma prestação de contas do nosso ano de 2023 para a imprensa da região, mas aproveitamos para realizar importantes entregas, como a recuperação da pavimentação da rodovia Antonio Dhaer, entrega da Farmácia Cidadã, que faz tanta diferença na vida dos moradores aqui da cidade e da região. Também autorizamos a transferência de recurso fundo a fundo para atender ao Plano Estadual de Redução de Filas que irá beneficiar 14 municípios através de unidade ambulatorial. Somente é possível realizar esse nível de entregas com um Governo equilibrado, com uma gestão equilibrada. Foram mais de cinco bilhões investidos nessa região em 2023 e podem esperar que em 2024 vamos seguir pisando fundo no acelerador”, disse o governador.

Entre os investimentos, o governador autorizou a transferência de R$ 1.019.048 do Fundo Estadual de Saúde para o CIMNORTE – Consórcio Público que gerencia a Unidade Cuidar de Nova Venécia. O objetivo é atingir as metas traçadas no Plano Estadual de Redução de Filas (OperaES). O repasse vai viabilizar a realização de 13 mil procedimentos, sendo 5.500 consultas e 7.512 exames.

O recurso será administrado pelo CIMNORTE e as marcações serão realizadas pelo Núcleo de Regulação da Superintendência Regional de Saúde do Norte, em São Mateus, e vai beneficiar moradores de 14 municípios do Norte do Espírito Santo (Ponto Belo, Mucurici, Montanha, Pedro Canário, Conceição Da Barra, São Mateus, Jaguaré, Pinheiros, Boa Esperança, Nova Venécia, Vila Pavão, Ecoporanga, Barra de São Francisco, Água Doce do Norte), atendendo parte da fila de exames especializados, consultas e cirurgias eletivas da região.

O prazo para execução do orçamento é de dois meses. Nesse período, serão ofertados exames de endoscopia, eletroencefalograma, mapeamento EEG, Mapa e Holter 24 horas, tomografia computadorizada densitometria óssea, ultrassonografias e mamografia; além de consultas de ortopedia, ginecologia, urologia, neurologia, oftalmologia e angiologia.

 “Esse recurso é um repasse extra que tem como objetivo agilizar o acesso da população capixaba a consultas e exames complexos, colocando os atendimentos mais próximos das cidades desses pacientes, dentro dos padrões de qualidade estabelecidos pelo Governo do Estado”, ressaltou o superintendente regional de saúde Edilson Monteiro.

O prefeito de Nova Venécia e presidente do CIMNORTE, André Fagundes, destacou a importância desse repasse para garantir que a população tenha acesso a esses serviços de forma regionalizada, sem necessidade de se deslocarem para Grande Vitória, e a sensibilidade do governador Renato Casagrande com a área de saúde.

O governador visitou a nova unidade da Farmácia Cidadã na cidade, inaugurada no último dia 12. A unidade passou a fazer parte do Serviço Integrado de Assistência Farmacêutica, que consiste na união das farmácias Cidadã Estadual e a Municipal no mesmo espaço físico, no bairro Filomena. Essa é a primeira vez que o modelo é adotado no Espírito Santo. Atualmente, 6.100 pessoas recebem medicamentos periodicamente na unidade que, além de Nova Venécia, também atende moradores de Água Doce do Norte, Águia Branca, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Ecoporanga, São Gabriel da Palha, Vila Pavão e Vila Valério. 

O subsecretário de Estado de Atenção à Saúde (SSAS), José Tadeu Marino, ressaltou o caráter inovador do serviço e o financiamento tripartite da nova sede, em que o Governo Federal disponibiliza uma parte dos medicamentos do componente especializado, o Governo Estadual realiza outra parte da compra desses medicamentos, além de comprar de equipamentos e custeio do aluguel do espaço e o Governo Municipal participa com a compra de medicamentos básicos e custeio de contas fixas, como água, energia e internet. 

“São 14 farmácias cidadãs no Espírito Santo que contam com 268 apresentações farmacêuticas de medicamentos do componente especializado da assistência farmacêutica, com cobertura superior a 97%. Estamos em processo de expansão e qualificação dessas unidades. Esse é um modelo novo de assistência farmacêutica integrada: ganhamos espaço, facilidade de compra e armazenamento. É um modelo a ser expandido”, afirmou.

O recurso financeiro para investimento e custeio da farmácia provém do Fundo Estadual de Saúde. Para a reestruturação da nova unidade, o Estado realizou o repasse de R$ 30 mil e mais 60 parcelas mensais de R$ 10 mil para o município de Nova Venécia fazer o custeio do aluguel do espaço.

Pavimentação da ES-137

Ainda em Nova Venécia, o governador visitou as obras de pavimentação da Rodovia ES-137, trecho entre Patrimônio da Penha e Santo Antônio do XV. As obras estão sendo executadas pelo Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES).

Com investimento de R$ 66 milhões, a pavimentação da Rodovia ES-137 contempla o trecho com 13,8 quilômetros de extensão. Os serviços incluem a implantação de pista de rolamento, acostamento e instalação de sinalização. No trecho urbano, além da pista de rolamento, também será feita a calçada. Está prevista ainda a construção de oito abrigos para passageiros em paradas de ônibus.

Além disso, serão feitos três acessos às comunidades de Guarabú, Córrego da Penha e Boa Esperança. As obras contemplam ainda a construção de duas pontes no Rio Santa Joana e Rio Quinze de Novembro e sete travessias, que atuam no sistema de drenagem.

Novos inestimentos em drenagem e pavimentação de ruas

Durante as agendas no município, o governador anunciou, as obras de drenagem e pavimentação de ruas no bairro Coqueiral e de pavimentação asfáltica de nove ruas no bairro Rúbia, com investimento total de R$ 6,8 milhões.

Com investimento de R$ 3,3 milhões, a pavimentação das ruas Nove, Barão dos Aimorés, Eleosípio Rodrigues da Cunha, Rotatório da Avenida Alameda do Parque, e parte das Ruas Placidino Ângelo Freitas, Projetada, Miguel Curry Carneiro, Cesar Cunha, Tonico Santos Neves, Daher, Virgílio Tolentino Ferreira, beneficia aproximadamente três mil moradores da região do bairro Rúbia. Já as intervenções no bairro Coqueiral contam com o investimento de R$ 3,5 milhões.

“O Governo do Estado está fazendo várias entregas importantes para a população de Nova Venécia. A pavimentação dessas ruas era um sonho antigo. Com o convênio entre o Governo do Estado e o município, pudemos mudar esse ambiente. Qualificando esse local, dando vida, embelezando e tirando a poeira da vida das pessoas”, pontuou o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente.

Cooabriel reforça investimentos na capacitação de seus colaboradores

Alcançar metas e estabelecer um posicionamento estratégico no mercado exigem que os colaboradores atuem com excelência e, para tal, a constante aprendizagem é primordial. Tendo isso em vista, em 2023 a Cooabriel buscou formas de incentivar e promover a capacitação de seus colaboradores.

Durante o ano, foi promovida uma agenda intensa de treinamentos. No total, foram cerca de 6.700 horas investidas em capacitação, que buscaram suprir necessidades de atualizações e novos aprendizados em diferentes setores e temáticas.

“Capacitar colaboradores nunca foi e nunca poderá ser visto como despesa. É sempre um investimento”, expressa o superintendente da Cooabriel, Carlos Augusto Pandolfi.

“Não é possível que uma empresa fique inerte enquanto o mercado está mudando e mudando de forma rápida, impulsionado principalmente pelos avanços da tecnologia. É importante nos adaptarmos a essa tendência. Nisso a Cooabriel tem saído na frente. Os investimentos em capacitação sempre aconteceram, mas o volume com que acontecem agora é algo inédito e isso tem sido um diferencial”, acrescenta Pandolfi.

As agendas de capacitação foram realizadas tanto de forma presencial quanto online, através de várias abordagens, que incluem cursos, palestras, convenção técnica, feiras, simpósios. Outra modalidade adotada pela cooperativa é o auxílio-educação, que consiste no custeio de até 50% do valor de mensalidades relativas à graduação e/ou alguma especialização/MBA. Para implementar tais ações, além de iniciativa própria, a cooperativa conta com a parceria de instituições importantes, como o Sistema OCB/ES e o Senar-ES.

Conforme explica a gerente corporativa administrativa da cooperativa, Tayani Mauri, o levantamento de necessidades de treinamentos para colaboradores é realizado de maneira antecipada. “A cada ano preparamos a estruturação de capacitações para o ano seguinte, conforme demanda e oportunidade. Buscamos as informações diretamente com os gestores de cada área, a fim de mensurar necessidades reais, em conjunto e específicas de cada área”.

Ainda conforme a visão de Tayani, as ações proporcionam desenvolvimento pessoal e profissional, resultando no engajamento interno e contribuindo na implementação de ações e estratégias da cooperativa. “O que buscamos são ferramentas e conhecimento que agreguem, para que os colaboradores estejam preparados para os desafios cotidianos e desenvolvam ainda mais as capacidades que já possuem”, conclui.

A analista contábil Vanessa Ponath, que atua na sede administrativa da cooperativa, avalia que os investimentos em capacitação contribuem para elevar o sentimento de valorização profissional.

“Participar de momentos de capacitação agrega conhecimento e amplia horizontes profissionais, especialmente quando se trata de metodologias mais didáticas e da abordagem de temas que são importantes para exercer as atividades do dia a dia”, assegura.

Novo salário mínimo será de R$ 1.412,00

O presidente Lula assinou o decreto que reajustará, a partir de 1º de janeiro de 2024, o valor do salário-mínimo para R$ 1.412. O novo valor representa um aumento de R$ 92 ante ao valor atual de R$ 1.320.

O novo valor foi incluído na lei orçamentária para 2024, aprovada pelo Congresso Nacional no dia 22 de dezembro.

O valor corresponde a um aumento de 6,97% para o salário mínimo, percentual que representa ganho real, acima dos índices de inflação registrados no período.

A definição do novo valor tem com base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e a variação do Produto Interno Brito (PIB).

Como entrará em vigor a partir do primeiro dia de janeiro, o novo salário mínimo começará a ser depositado no início de fevereiro.

Hospital Roberto Silvares realiza neurocirurgia inédita em São Mateus

O Hospital Estadual Dr. Roberto Arnizaut Silvares (HRAS) realizou, na última quinta-feira (21), pela primeira vez, uma cirurgia neurológica da coluna vertebral com monitoração neurofisiológica intra-operatória.

De acordo com a equipe de neurologia do HRAS, o paciente deu entrada no pronto-socorro da unidade depois de cair de um telhado, o que resultou em um traumatismo grave da coluna torácica, provocando uma lesão em uma das vértebras e instabilidade grave da coluna. Apesar da gravidade da fratura, a equipe informou que a força e a sensibilidade das pernas do paciente permaneceram após o acidente.

“A realização desse procedimento mostra que os esforços do Sistema Único de Saúde capixaba em ampliar o acesso da população, em regiões para além da Metropolitana, estão acontecendo. Recentemente, o Roberto Silvares recebeu a ampliação de quatro salas do centro cirúrgico, podendo aumentar a sua produção. São investimentos que reforçam o trabalho e a dedicação de toda uma equipe”, destacou o subsecretário de Estado de Atenção à Saúde, Tadeu Marino.

Esse tipo de cirurgia, como explica o coordenador-técnico de neurocirurgia do HRAS, Marcelo Altino de Oliveira, é usada em casos de fraturas instáveis da coluna torácica que necessitam de tratamento cirúrgico para fixação e estabilização. A mobilidade da vértebra fraturada, além de causar dor, pode evoluir para uma lesão da medula espinhal e paraplegia.

Para evitar esses riscos, a cirurgia com monitorização neurofisiológica, realizada pela primeira vez no hospital, avalia em tempo real as funções motoras e sensitivas do córtex cerebral, tronco encefálico, medula espinhal e nervos periféricos, permitindo que o neurocirurgião manipule os sistemas nervosos central e periférico com mais precisão e segurança para o paciente.

A coordenadoria de neurocirurgia do HRAS informou que o procedimento foi realizado sem intercorrências e o paciente recebeu alta no sábado (23). “No primeiro dia de pós-operatório, ele já sentava no leito e andava pela enfermaria do hospital”, relatou Oliveira.

Cirurgia

Para a cirurgia de fixação da coluna vertebral, é montada uma estrutura dentro do corpo do paciente com parafusos de titânio acima e abaixo da vértebra fraturada, junto com um sistema de hastes e bloqueadores.

Devido à anatomia dessa região, esse procedimento é arriscado e com possibilidade de perda das funções neurológicas. Nesse sentido, a utilização da monitoração neurofisiológica intra-operatória em cirurgias neurológicas minimiza estes riscos, ao utilizar vários eletrodos conectados ao paciente. Estes eletrodos registram e enviam informações neurológicas em tempo real para um notebook dentro da sala de cirurgia. Qualquer alteração neural é comunicada ao neurocirurgião, que muda a estratégia cirúrgica.

Além das cirurgias para tratamento de urgência dos pacientes vítimas de traumatismos cranioencefálicos, a equipe de neurocirurgia do HRAS tem realizado cirurgias de alta complexidade como microcirurgias para tumores cerebrais e da base do crânio com aspirador ultrassônico e neuronavegador, biópsias cerebrais guiadas por estereotaxia, cirurgias endoscópicas de crânio, microcirurgias para aneurismas cerebrais e microcirurgias de coluna vertebral com e sem instrumentação, sendo referência no tratamento de várias patologias neurocirúrgicas.

Reforma e construção de centros cirúrgicos

A Secretaria da Saúde (Sesa) concluiu, no final de outubro, a ampliação de quatro salas do centro cirúrgico do HRAS, com a capacidade de realizar mais de 400 cirurgias por mês. Para o próximo ano, está prevista a construção de um novo centro cirúrgico com cinco salas no Roberto Silvares. A estrutura será anexa ao hospital e o investimento previsto para a obra é de R$ 15,9 milhões.

A reforma e ampliação dos centros cirúrgicos do HRAS fazem parte do Plano Estadual de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas. Em julho deste ano, a Sesa anunciou investimento de, aproximadamente, R$ 100 milhões, em 31 hospitais do Espírito Santo, sendo 11 hospitais da Rede Estadual de Saúde. Até 15 de dezembro, 120 mil cirurgias eletivas foram realizadas no Estado.

CNH | Processos de Habilitação têm prazo prorrogado até final de 2024

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estendeu até 31 de dezembro de 2024 o prazo para conclusão dos processos de Habilitação que estão ativos nos órgãos de trânsito até 31 de dezembro de 2023. A Deliberação Nº 271 do Contran foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (27). A prorrogação se dará de forma automática.

A medida vai beneficiar candidatos com processos de Habilitação abertos e que não tinham concluído todas as etapas para a obtenção da primeira habilitação, mesmo após as prorrogações de prazo estabelecidas pelo órgão nacional devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Tais prorrogações permitiram que milhares de candidatos pudessem tirar a carteira de motorista com o prazo estendido, já que, de acordo com a legislação federal, o processo do candidato à habilitação fica ativo no órgão pelo prazo de 12 meses.

Com foco em atender da melhor forma os candidatos e em diálogo com as representações de autoescolas e examinadores, o Detran|ES adotou medidas para ampliar a oferta de vagas de exames práticos, com mutirões, aumento na oferta de vagas durante a semana e aos sábados, tendo, somente em novembro e dezembro de 2023, aberto 53 mil vagas (mais de mil por dia) para provas práticas, 13 mil vagas a mais que no mesmo período do ano passado.

Além disso, o Detran|ES abriu bancas extras de exames práticos nos dias 20, 21 e 22 de dezembro de 2023 em todo o Estado para atender à demanda de candidatos à 1ª habilitação com processos vencendo e que ainda não tinham realizado nenhuma prova prática de direção, oferecendo a esses a chance de fazerem o exame prático ao menos uma vez antes da conclusão do prazo, que era de 31 de dezembro de 2023, antes da atual prorrogação.

O Detran|ES orienta que os candidatos beneficiados com a medida procurem a autoescola em que estão matriculados para dar continuidade ao processo e se atentem para a conclusão de todas as etapas até o novo prazo de 31 de dezembro de 2024.

Grupo Tristão investe na produção de café solúvel e Aracruz poderá receber novo armazém

O Grupo Tristão, dono da indústria de café solúvel Realcafé, da trading de café Tristão e da Realcafé Reserva, reforçou seus investimentos em infraestrutura nos últimos anos. Em 2023, o grupo atingiu a capacidade máxima de seu sistema de tratamento de água e concluiu o investimento em três silos que somam uma capacidade de 60 mil toneladas de café. O próximo investimento em estrutura de armazenagem deve ser em Aracruz, mas o Grupo aguarda a aprovação da Reforma Tributária para tirar o projeto do papel.

De acordo com Sérgio Tristão, presidente do Grupo Tristão, o investimento de R$ 4 milhões no sistema de tratamento de água foi fundamental para garantir a qualidade do produto final. “A água é o segundo insumo mais utilizado pela Realcafé, logo atrás do café. Por isso, investimos em um sistema de tratamento moderno e eficiente”, afirma.

O Grupo também investiu R$ 9 milhões em três silos com capacidade para 20 mil sacas de café cada um. Essas estruturas de armazenamento estão passando por testes de automação, que controlam o fluxo de grão de mecanismos eletronicamente controlados.

O próximo investimento na mira do Grupo Tristão é um armazém 4.0, inteligente e automatizado, para armazenar o produto acabado– café solúvel– que demandaria um aporte de R$ 14 milhões. Apesar de o Grupo ter sede em Viana, Aracruz se tornou favorita para receber a estrutura pela proximidade com a Grande Vitória e os incentivos fiscais da Sudene.

“Queremos construir um armazém 4.0 em Aracruz para substituir os nossos armazéns tradicionais. Estamos otimistas com a possibilidade de investir na cidade, que conta com incentivos da Sudene, uma ZPE [Zona de Processamento de Exportação] e futuramente o Porto da Imetame, mas estamos aguardando reforma tributária. Temos muitos concorrentes na cidade e com o terminal da Imetame, ela pode se tornar a principal exportadora de café solúvel do estado”, afirma Tristão.

O Grupo Tristão é um dos principais produtores de café solúvel do Brasil. A empresa possui uma planta industrial em Viana, no Espírito Santo, e exporta seus produtos para mais de 50 países.

Corpo é encontrado boiando na Aldeia Indígena Caieiras Velha em Aracruz

Um corpo foi visto boiando, na tarde dessa terça-feira (26), na Aldeia Indígena Caieiras Velha. De imediato o Cacique da aldeia, Vilmar Barbosa entrou em contato com a polícia informado o fato.

A Polícia esteve no local e constatou o fato, isolando o local até a chegada das autoridades competentes para analisar o cadáver.

Segundo informações de populares do local, trata-se de Vanderlei, morador da Aldeia Irajá, em Aracruz. De acordo com o perito, havia sinais de cortes na cabeça e perfuração no tórax ao lado esquerdo, ambos ocasionados pelo uso de arma branca.

Após o desfecho da Polícia Civil no local, os policiais militares fizeram patrulhamento ostensivo pela região em busca de mais detalhes. Até o momento não foi informado o autor(a) do crime, e o caso segue sendo investigado.

Operação Verão começa em todo o ES

Teve início nesta terça-feira (26), a Operação Verão em todo o Espírito Santo. Prevista para acontecer até o dia 18 de fevereiro, a força-tarefa terá duração de 55 dias, período que o estado recebe muitos visitantes.

Durante todo o período da Operação Verão, a Polícia Militar estará nas ruas com cerca 493 policiais e 127 viaturas, por dia. “Serão investidos mais de 9 milhões no pagamento de Indenização Suplementar de Escala Operacional (ISEO) e diárias. Estaremos atuando em praias, eventos e locais de grande aglomeração, para garantir segurança aos capixabas e turistas”, ressaltou o comandante-geral, lembrando que as ações rotineiras da Instituição não serão afetadas.

A Polícia Militar também vai reforçar a fiscalização de trânsito nas rodovias estaduais, com o empenho de militares do BPTran e o emprego tecnologias como drones, radares, etilômetros e leitores de OCR, que verificam veículos com restrições administrativas e criminais.

Além da PMES, outras instituições participam de forma integrada para reforçar ações de fiscalização, como a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Detran/ES, NOTAer, Marinha, Setur e prefeituras municipais.

A principal meta da Polícia Militar é proporcionar segurança pública a todo o contingente de turistas, sem prejuízo ao atendimento das demandas ordinárias em todo o estado.

Inscrições abertas para oficina gratuita de quadrinhos para jovens das aldeias indígenas de Aracruz

Jovens das 12 aldeias indígenas Aracruz têm até 5 de janeiro para se inscrever gratuitamente na oficina de quadrinhos do projeto Narrativas Periféricas, que será realizada na Associação Indígena Tupiniquim e Guarani (AITG), na aldeia Caieiras Velha. São 20 vagas destinadas a quem gosta de desenhar e tem, no mínimo, 12 anos. As inscrições podem ser feitas por meio deste link – o candidato deve preencher o formulário e enviar um desenho de sua autoria, cujo tamanho não pode ultrapassar 10 MB.

O Projeto Narrativas Periféricas é realizado pela Ciclo Escola, com patrocínio da empresa Transportadora Associada de Gás (TAG), viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria da Cultura (Secult). Conta ainda com apoio da AITG, do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) e da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória.

Os interessados em participar da oficina passarão por uma seleção, cujo resultado será divulgado dia 11 de janeiro no perfil do Narrativas Periféricas no Instagram. Os adolescentes de 12 a 14 anos que forem selecionados deverão participar das aulas acompanhados de um responsável, e os de 15 a 17 anos, por meio de uma autorização por escrito. Todos os participantes ganharão material para as aulas, lanche e, caso cumpram a carga horária mínima de 75%, receberão um certificado digital.

Daniela Claudino de Matos vai ministrar as aulasA oficina vai acontecer de 16 a 19 de janeiro, das 13h às 16h, com conteúdos relacionados à construção de narrativas indígenas e à prática sobre quadrinhos. As aulas serão ministradas por Daniela Claudino de Matos, jovem indígena da aldeia Caieiras Velha que participou como aluna da primeira atividade do Narrativas Periféricas, Formação em Quadrinhos, voltada para as juventudes indígenas, negras, periféricas e comunidade LGBTQIA+.

A partir de 8 janeiro, será realizado um novo ciclo de oficinas, nas Unidades Socioeducativas do Espírito Santo. Além de Daniela Claudino de Matos, outros 12 participantes da formação vão ministrar as aulas, e cada um dos oficineiros receberá uma bolsa de R$ 1.200.

Gibitecas

No início de dezembro, o Narrativas Periféricas encerrou uma de suas etapas, que foi a entrega de 14 gibitecas nas unidades socioeducativas do Espírito Santo, possibilitando aos socioeducandos acesso à leitura de quadrinhos, mangás, graphic novels, fanzines e cordéis, entre outras produções do universo geek.

A construção das gibitecas envolveu a aquisição de 60 almofadas e pufes, como parte do mobiliário, 163 metros de tatame, 3.600 exemplares para os acervos, além de 450 metros de área grafitada, já que cada gibiteca conta com painéis em grafite pintados por um time de 12 artistas: Karen Valentin, Starley Bonfim, Luhan Gaba, Fredone, ED Brown, Nico, Fel, Thiago Balbino, Camaleão, Jotta, Rudinho e Menoon. Nas unidades de semiliberdade foram realizadas oficinas de grafite para criar os painéis. Dos 56 socioeducandos que participaram da etapa da pintura, 19 já ganharam liberdade.

O acervo das gibitecas é composto por exemplares doados durante a campanha realizada em Vitória, Cachoeiro de Itapemirim e Linhares, além de exemplares comprados em sebos, editoras e diretamente com autores negros e periféricos. A proposta é que os jovens que cumprem medida socioeducativa e representam um recorte específico da periferia possam entrar em contato com obras de artistas que também são periféricos, estimulando seu engajamento no universo geek a partir da identificação de seus pares.

Até o final do projeto, será produzida uma coletânea reunindo trabalhos dos alunos da formação e das oficinas, além de uma websérie, com lançamento previsto para fevereiro.

Últimas Notícias