Início Site Página 532

ES concede ajuda de R$ 20 mil para compra da casa própria

O Governo do Espírito Santo lançou nesta segunda-feira (18) um programa de subsídio habitacional para famílias de baixa renda. O benefício, no valor de R$ 20 mil, será concedido para a aquisição de imóveis financiados pela Caixa Econômica Federal, somado ao subsídio do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) do Programa Minha Casa, Minha Vida.

Para ter direito ao benefício, as famílias devem atender aos seguintes critérios:

  • Renda familiar bruta de até 3 salários mínimos (R$ 3.960, em 2023);
  • Não serem proprietárias de imóvel residencial;
  • Morarem no Espírito Santo.

O programa atenderá 10 mil famílias em quatro anos, sendo 2.500 mil famílias a cada ano.

O acesso ao benefício é simples e rápido. A Caixa ficará responsável pela análise e apuração da renda dos interessados, que deverão requisitar o benefício à Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), de forma eletrônica, através do E-Docs.

Após a análise, será emitido e encaminhado aos beneficiados e também à Caixa o Certificado de Concessão do Benefício, autorizando o banco a repassar o valor ao vendedor do imóvel.

O programa foi assinado pelo governador Renato Casagrande e pelo presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

“O Nosso Casa é um programa que vai ajudar a transformar a vida de muitas famílias capixabas. É uma ação que visa facilitar o acesso à moradia para quem mais precisa”, disse Casagrande.

“A Caixa Econômica Federal está comprometida em promover a inclusão social por meio da habitação. O Nosso Casa é um programa importante que vai ajudar a reduzir o déficit habitacional no Espírito Santo”, afirmou Guimarães.

O programa será operacionalizado pela Caixa Econômica Federal e terá início em 45 dias, após a adequação de seus sistemas e normas internas.

Criança de 3 anos desaparecida é encontrada morta dentro de represa em Itaguaçu

Uma criança de três anos foi encontrada morta dentro de uma represa na cidade de Itaguaçu, na manhã desta terça-feira (19). Maria Antônia Zimmermann Pereira estava desaparecida desde a manhã de segunda-feira (18).

Segundo informações da família da criança, Maria Antônia foi vista pela última vez brincando no quintal da casa da avó materna junto da irmã gêmea. Elas passavam férias no local.

O Corpo de Bombeiros disse que foi acionado pela família na tarde de segunda-feira na zona rural de Itaguaçu.

Os militares foram informados que uma criança teria desaparecido nas proximidades de uma área de mata. Foram acionadas equipes do Posto Avançado (PAB) de Baixo Guandu e do Centro de Especializado de Resposta a Desastres (CERD), além de apoio do Núcleo de Operações Táticas e Transporte Aéreo (NOTAER).

Os bombeiros disseram que o trabalho de buscas durou toda a noite e nesta terça-feira (19), por volta das 06h10 da manhã, a criança foi encontrada em óbito, dentro de uma represa.

A Perícia da Polícia Civil foi acionada para recolhimento do corpo.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Nater Coop distribui mais de R$ 100 mil entre vencedores do 13º Prêmio Pio Corteletti

A Nater Coop anunciou na sexta-feira (15), os vencedores da 13ª edição do Prêmio Pio Corteletti de qualidade do café. Em evento realizado em Venda Nova do Imigrante (ES), cafeicultores do Espírito Santo e de Minas Gerais acompanharam o anúncio do resultado, que premiou 15 produtores entre os 67 finalistas.

O Espírito Santo dominou a premiação nas categorias Arábica Lavado e Conilon, com destaque para produtores dos municípios de Afonso Cláudio, Castelo, Itarana e Santa Teresa. Na categoria Arábica Natural, o domínio foi dos produtores de Minas Gerais, dos municípios de Caratinga, Divino e Simonésia.

Com um aumento significativo no montante total distribuído entre os vencedores das categorias, totalizando agora R$ 102 mil em prêmios, e a adição de uma viagem à Itália para o ganhador de cada categoria, esta edição se destacou por ultrapassar fronteiras. A equipe de provadores das amostras inscritas no concurso contou com especialistas internacionais, vindos de países como Itália, Inglaterra, Austrália e Estados Unidos, ao lado dos especialistas regionais.

O prêmio foi instituído pela cooperativa com o objetivo de estimular a produção de cafés especiais inclusive entre os pequenos produtores. Os cafés produzidos pelos cooperados são comercializados pela Nater Coop e vêm conquistando cada vez mais espaço, seja atravessando o oceano para atender o exigente mercado europeu, ou vendidos em diferentes pontos, como o site da Amazon.

Confira a lista dos ganhadores do Prêmio Pio Corteletti 2023

Categoria Conilon

1º colocado – Jarlete da Penha Sotelle – Santa Teresa – ES
2º colocado – Kaio Tim Brandemburg – Itarana – ES
3º colocado – Cirineu Tozzi – Castelo – ES
4º colocado – Edilson Brandt – Afonso Cláudio – ES
5º colocado – Rosalinda Schroeder Brandemburg – Itarana – ES

Categoria Arábica Lavado

1º colocado – Valdeir José Penna Cezati – Castelo – ES
2º colocado – Edineia Pires Sartori Fiorese – Afonso Cláudio – ES
3º colocado – Marcos Antônio Tomazini – Castelo – ES
4º colocado – Vanessa Santos Pena Tomazini – Castelo – ES
5º colocado – Wilsinei Filete – Venda Nova do Imigrante – ES

Categoria Arábica Natural

1º colocado – Valdeir Dalcin Tomazini – Castelo – ES
2º colocado – Sebastião Vicente de Souza – Divino – MG
3º colocado – Belmiro Mungow – Domingos Martins – ES
4º colocado – Wanderlei Januário da Silva – Simonésia – MG
5º colocado – Marly Maria de Oliveira Campos – Caratinga – MG

Baixo Guandu dá passo à frente na estruturação do programa ES Inteligente

A Câmara de Vereadores de Baixo Guandu aprovou, na última segunda-feira (11), o Projeto de Lei 36/2023, que contempla o Programa o ES Inteligente de Parceria Público-Privada (PPP), do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).

O projeto será voltado exclusivamente para a estruturação de uma cidade inteligente no município, modelando soluções para os serviços de iluminação pública, usina solar, fibra ótica, videomonitoramento e Wi-Fi público.

Benefícios para o município

O assessor do Bandes, Paulo Brusqui, explicou os benefícios do programa para o futuro da cidade. “O programa ES Inteligente trabalha com o melhoramento de projetos para o desenvolvimento regional. Com isso, há, consequentemente, uma melhora também na competitividade, no ambiente de negócios e de inovação, na geração de investimentos e empregos para a região, além da atração de empresas para se estabelecerem no município, uma vez que encontrarão um ecossistema bem mais preparado para se constituírem no local”, acrescentou.

Brusqui ainda salientou a respeito das contribuições do projeto para o bem-estar da população. “Além do fomento para a expansão de negócios na região, o programa também beneficia diretamente a população guanduense. A instalação de wi-fi público democratiza o acesso à internet, a implantação de um circuito de videomonitoramento e iluminação pública de qualidade favorecem a segurança pública, e o investimento em energia solar fotovoltaica para a descarbonização. Ainda, durante a execução dos serviços do programa, há a geração de emprego e renda no município”, completou.

Como funciona o programa?

Diferentemente da privatização, as parcerias público-privadas são concessões temporárias materializadas em um contrato de alto desempenho firmado entre uma empresa de alta capacidade técnica e o município, com objetivos a serem alcançados. Enquanto privatizar é vender definitivamente um bem ou serviço, as PPPs são regidas por um contrato temporário indicando a exploração de ativos ou a prestação de serviços importantes para a população e que continuam sobre a titularidade do município.

Antes da etapa de implantação de uma parceria público-privada, diversas etapas sistematizadas são necessárias no contexto municipal. Por exemplo, a instituição de um programa de parcerias municipal, com a tramitação de um PL de Lei na Câmara de Vereadores, com o objetivo de promover uma atualização legislativa. Nesse ato, os vereadores deixam para o município um importante instrumento eficaz em contratações públicas para serviços importantes que o município manifestar interesse. Além do mais, estudos de viabilidade precisam passar por diversas análises, provando a sustentabilidade técnica, econômica, jurídica e ambiental do projeto da PPP.

Pelo ES Inteligente, o Bandes realiza análises de viabilidade técnica, econômica, jurídica e ambiental com base nas particularidades de cada município para atestar se o projeto da PPP é aplicável e vantajoso à população, assessorando integralmente os municípios a custo zero. Após concluir os estudos e esses provando viabilidade, acontece a etapa de consulta pública, com a participação da população na tomada de uma decisão tão importante para o município.

Vale lembrar que o projeto é previamente analisado pelo Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCEES). Somente após todas essas etapas, o projeto vai para a licitação, que é quando será selecionada uma empresa com alto grau de capacidade técnica para a exploração da infraestrutura e prestação desses serviços especializados no formato de PPP.

Conheça o ES Inteligente

Em atividade desde 2020, o ES Inteligente abrange a estruturação de projetos de cidades inteligentes e de saneamento básico para as cidades do Estado do Espírito Santo. Basta que o município faça sua adesão ao Programa para que seja iniciada a execução de um plano de trabalho em ações sinérgicas do Bandes, Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) e município.

O programa oferece assessoria aos municípios para a estruturação de projetos de infraestrutura em áreas cruciais, com excelentes modelagens nas frentes de cidades inteligentes e saneamento básico.

“Por meio do Bandes e IPGC, os municípios recebem suporte gratuito na elaboração de projetos complexos para ampliar os serviços ofertados à população e aplicar no setor público a inovação e eficiência do setor privado. Essa abordagem integrada visa a promover o desenvolvimento sustentável, fortalecendo a conectividade, a sustentabilidade e a segurança das comunidades, elementos essenciais para enfrentar os desafios atuais e futuros”, explica o consultor técnico do Bandes, Vilker Zucolotto Pessin.

Informações sobre ES Inteligente:
www.bandes.com.br/municipios

Homem tenta colocar fogo em padaria em Vila Velha

Um homem de 40 anos foi preso, na manhã deste domingo (17), após tentar colocar fogo em mercadorias de uma padaria na Prainha, em Vila Velha, na Grande Vitória. O suspeito também ameaçou funcionárias e jogou uma garrafa de álcool contra uma delas.

De acordo com a Polícia Militar, o homem chegou à padaria por volta das 9h de bicicleta. Ele entrou no estabelecimento gritando palavras sem sentido e dizendo que “alguém o estava procurando na delegacia”.

Com uma garrafa de álcool na mão, o suspeito começou a derramar o líquido sobre as mercadorias ao lado do caixa e, depois, numa gôndola. Em seguida, ele foi abordado por funcionárias.

Dentro da loja, o homem jogou a garrafa de álcool contra uma das funcionárias e tentou acionar o fogo com um isqueiro. No entanto, o equipamento não funcionou e ele desistiu.

O suspeito também teria quebrado uma porta de vidro avaliada em R$ 3 mil.

Depois de sair da padaria, o homem foi seguido por moradores do bairro. Pouco mais adiante, o grupo conseguiu segurar o suspeito. A Polícia Militar foi acionada e levou o homem para a delegacia.

O suspeito foi ouvido na Delegacia Regional de Vila Velha. As vítimas também foram ouvidas pelo delegado e disseram que não sabem o motivo de o homem tentar colocar fogo nas mercadorias.

Ainda segundo a Polícia Militar, o proprietário da padaria disse que o suspeito já havia entrado no estabelecimento no dia 14 de dezembro e quebrado duas cadeiras e uma mesa. Neste domingo, ele teria retornado ao local e quebrado uma vidraça avaliada em R$ 3 mil em represália pelo fato de terem acionado a polícia na primeira vez.

O suspeito foi indiciado por ameaça, dano e tentativa de incêndio.

Dois homens são baleados em tiroteio em São Gabriel da Palha

Uma pessoa morreu e outra ficou gravemente ferida em um tiroteio ocorrido, na tarde deste domingo (17), no bairro Jardim de Infância, em São Gabriel da Palha.

De acordo com a Polícia Militar, uma guarnição foi acionada para atender a ocorrência e, ao chegar ao local, populares informaram que uma motocicleta 150 com dois indivíduos de roupa escura passou atirando, vindo a alvejar duas pessoas.

As vítimas foram socorridas por populares e encaminhadas ao Hospital de São Gabriel da Palha.

No hospital, Luiz Carlos, uma das vítimas, foi diagnosticado com duas perfurações, uma na região da costela e outra nas costas. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu.

A segunda vítima também foi diagnosticado com duas perfurações, sendo uma na região do tórax e outra nas costas. Ele foi transferido para o Hospital de Colatina, onde seu quadro de saúde é considerado estável.

A Polícia Militar realizou buscas na região, mas os autores do crime não foram localizados.

O caso será investigado pela Polícia Civil.

Testemunha relata o crime

João Paulo, que sobreviveu ao tiroteio, relatou à Polícia Militar que estava em um bar quando viu uma pessoa do outro lado da rua o encarando, como se estivesse o vigiando. Logo depois, uma motocicleta com dois indivíduos chegou e efetuou vários disparos contra ele.

A Polícia Civil investiga a possibilidade de que o crime tenha sido motivado por um acerto de contas.

Motorista de app é morto e tem dedo cortado por bandido para uso da digital

Um motorista de aplicativo de 49 anos foi encontrado morto em um lago no bairro Santa Terezinha, em São Mateus, na madrugada de quinta-feira (15). O cunhado da vítima, Valter Pigati, disse que o dedo da vítima foi cortado para que o criminoso pudesse usar a digital no saque de dinheiro.

De acordo com a Polícia Militar, a vítima, identificada como Antônio Marcos Carrilho Valfré, recebeu um pedido de corrida com destino à cidade de Teixeira de Freitas, na Bahia. Os familiares da vítima relataram que tentaram contato com ela desde a hora do almoço, mas não conseguiram retorno.

Preocupados, eles resolveram chamar a polícia, que localizou o carro da vítima no bairro Caiçaras, em São Mateus. Algumas horas depois, o corpo de Antônio Marcos foi encontrado boiando às margens de um lago em Santa Terezinha.

A Polícia Militar chegou até o suspeito a partir de denúncias anônimas. Ele foi encontrado escondido em uma oficina de veículos no bairro Caiçaras. Questionado, o suspeito, um adolescente de 17 anos, relatou que, junto de um comparsa, teria acionado uma corrida por aplicativo e durante o trajeto eles anunciaram um assalto.

O adolescente afirmou que viu o comparsa assassinar o motorista e que, em seguida, ele deixou o comparsa no local com a vítima e a arma de fogo e saiu para abandonar o carro. Logo após, ele teria ido até a oficina e pedido ao proprietário sua moto emprestada para ir a um caixa eletrônico e sacar dinheiro da vítima.

O adolescente foi autuado em flagrante por ato infracional análogo ao crime de latrocínio. As investigações do caso continuam. O corpo da vítima foi encaminhado ao Serviço Médico Legal (SML) de Linhares.

Ex-namorado é suspeito de incendiar motos de funcionária em parque aquático no ES

Foto: Reprodução A Gazeta

Um incêndio criminoso destruiu cinco motos e uma “carretinha” no estacionamento de um parque aquático em Guriri, São Mateus, na manhã deste sábado (16). A polícia suspeita que o crime foi cometido pelo ex-namorado de uma funcionária do estabelecimento.

De acordo com a Polícia Militar, um representante do parque aquático contou aos policiais que o ex-namorado da jovem, de 17 anos, teria ido até o local e solicitado que a chamassem. A jovem, no entanto, se recusou a atender o indivíduo, que não teria gostado da rejeição.

Em seguida, as pessoas ouviram uma explosão e perceberam o fogo no estacionamento. As chamas atingiram as motos e a “carretinha” que estavam no local.

Uma testemunha relatou aos policiais que a funcionária se recusou a atender o ex-namorado pois haviam terminado havia cerca de uma semana. O motivo, segundo ela, eram as agressões que vinha sofrendo e, agora, o rapaz não aceitava o fim do relacionamento.

Outra testemunha contou que viu quando um suspeito fugiu na garupa de uma moto, em que outro indivíduo já esperava por ele. Até o momento, nenhum suspeito foi detido.

Em nota, o Corpo de Bombeiros informou que foi acionado, mas o fogo foi extinto por populares. O caso é investigado pela Polícia Civil.

Corpo de Bombeiros de Nova Venécia regista 91 ocorrências de incêndio em novembro

O aumento drástico no número de queimadas tem acendido o alerta das autoridades ligadas aos órgãos ambientais. Diante da estiagem hídrica que atinge a região norte do Espírito Santo, a Segunda Companhia Bombeiro Militar, instalada em Nova Venécia, fez um levantamento e os números preocupam.

O resultado aponta que o mês de novembro deste ano registrou 88 vezes mais incêndios do que o mesmo período do ano passado, nos nove municípios atendidos pela corporação.

O comandante da Segunda Companhia Bombeiro Militar, 1º Tenente Cassio Lucas Da Mata, afirmou em entrevista à Rede Nova Onda que em novembro de 2022 a corporação registrou 11 focos de incêndio. Já em 2023, foram 91, atingindo o maior índice de queimadas do ano na região norte do Espírito Santo.

Essa elevação nas ocorrências está diretamente relacionada à baixa umidade causada pela estiagem hídrica que atinge a região, mas o principal motivo causador dos maiores estragos é a ação humana.

De acordo com Da Mata, o uso inadequado do fogo, seja para limpar e preparar terrenos, queima de lixo ou até mesmo a dispensa de uma ponta de cigarro acesa, estão entre as principais causas de incêndios que terminam em danos ambientais graves. “Os incêndios florestais são, na grande maioria das vezes, causados por ações humanas. Quando o incêndio é por causa natural, por descarga elétrica por exemplo, vem seguido de chuva que acaba apagando. Por isso é importante a gente deixar claro para que as pessoas não façam qualquer tipo de queimada, mesmo achando que está sob controle. São ações humanas inconsequentes. É muito arriscado lidar com fogo, principalmente nesse período de seca. Pedimos ainda que quem tiver conhecimento de alguém que tenha iniciado algum incêndio, que registre e faça a denúncia pelo 181”, alerta o comandante.

Para evitar incêndios o Corpo de Bombeiros tem algumas orientações:

  • Não jogue pontas de cigarro em áreas de vegetação, plantações, terrenos baldios ou acostamentos de rodovias;
  • Não queime ou jogue lixo próximo a plantações e matas. Materiais orgânicos (galhos e folhas) são combustíveis para o fogo, principalmente secos. Uma fagulha transportada pelo vento pode gerar novos focos de incêndio. É importante separar o lixo adequadamente e colocá-lo nos locais de coleta designados por seu município;
  • Evite queimadas para limpar pastagens, terrenos baldios ou áreas de plantações;
  • O emprego do fogo mediante queima controlada depende de prévia autorização, consulte o órgão da sua região;

As queimadas destroem os ecossistemas e a biodiversidade, provocando perdas irreparáveis na fauna e flora, além do aumento da emissão de gases do efeito estufa, contribuindo negativamente com qualidade do ar e nas mudanças climáticas.

Ouça a entrevista completa com o comandante 1º Tenente Cassio Lucas Da Mata:

Aracruz se destaca como a 3ª cidade que mais gera empregos no país

Aracruz, município capixaba conhecido por suas indústrias, vem se destacando como um polo de crescimento econômico e geração de empregos. A prefeitura tem atuado para atrair novos investimentos e grandes empresas.

Com uma série de ações voltadas para estimular o empreendedorismo e atrair investimentos, a cidade alcançou o título de terceira no ranking das cidades com mais de 100 mil habitantes que mais geraram empregos no Brasil no ano passado.

Em 2022, foram criados 3.656 postos de trabalho, representando a expressiva marca de 36,12 vagas formais para cada mil habitantes. Além disso, mais de 5.600 novas empresas, entre micro, médias e grandes, foram abertas no município no mesmo período.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eduardo, ressalta que desde o início da gestão, a administração municipal tem implementado projetos de desburocratização e simplificação, além da inclusão do município na área da Sudene, o que contribuiu significativamente para o fortalecimento e consolidação desses números positivos.

Mais de três mil pessoas foram qualificadas por meio do programa Qualifica Aracruz, que visa capacitar, orientar e direcionar os munícipes para o mercado de trabalho.

“Aracruz é uma cidade em constante crescimento, e esse potencial atrai olhares de grandes empresas que querem investir por aqui. Estamos investindo em qualificação profissional para que esses empregos atinjam nossos munícipes, promovendo um ciclo virtuoso de desenvolvimento econômico e social”, disse o prefeito.

Últimas Notícias