Aracruz apresenta nova Central Integrada de Segurança e Inteligência (CISI)

Vereadores, sociedade civil organizada e representantes do Poder Judiciário puderam conhecer o novo sistema utilizado na Central Integrada de Segurança e Inteligência (CISI) da Prefeitura de Aracruz. As apresentações foram realizadas em dois dias, na segunda-feira (16) e terça-feira (17), pela empresa responsável pelo desenvolvimento do software e pelo secretário de Administração e Recursos Humanos (Semad), Marcus Coelho.

O novo sistema conta com 50 câmeras de videomonitoramento PTZ – câmera 360º – que são itinerantes, podendo ser retiradas de um local e colocadas em outros pontos do município. Outros dez equipamentos são fixos. Dentro do sistema do cerco eletrônico, 57 câmeras farão monitoramento de vias públicas onde poderão ser identificados todos os tipos de veículos, especialmente aqueles que possuem restrições. Ainda terão quatro dispositivos que farão a identificação semafórica, ou seja, irão detectar avanços nos sinais, nas faixas de pedestres e acidentes. O reconhecimento facial é outra tecnologia inovadora que será utilizada a serviço da população.

“A nova ferramenta vem para facilitar o dia a dia de nós que operamos o sistema. Agora é possível buscar informações com menos de dez minutos, o que antes era difícil, uma vez que demandava muito tempo de investigação. Além disso, podemos demandar a Polícia, informando determinadas situações suspeitas, ou eles podem nos demandar com solicitações de imagens para contribuir com a resolução de crimes”, pontuou o operador do sistema, Wilson Meireles.

Renato Uchoa, responsável pela empresa, pontuou sobre a nova tecnologia. “Aracruz dá um salto no setor de segurança e videomonitoramento. O investimento realizado é em um sistema que tem o melhor a oferecer e utilizado em eventos como copa do mundo e jogos olímpicos”, falou.

Sérgio Cassiano, representante da Rádio SIM, comentou sobre a apresentação. “Parabenizo a gestão pela aquisição do novo sistema que tem um custo-benefício excelente. Toda a população deveria conhecer o novo serviço que já garante mais segurança”, pontuou.

Para o titular da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Aracruz, delegado André Jaretta, o novo sistema irá contribuir com o serviço da polícia. “Aracruz sai na frente no aspecto de investimento em segurança. A nova tecnologia implantada vai auxiliar na produção de provas, identificação de autores e, assim, possibilitar a resolução de crimes ou até mesmo que eles sejam evitados”, disse.

De acordo com Marcus Coelho, secretário da Semad, o novo sistema é um avanço para o município. “Atualmente, Aracruz é a primeira cidade capixaba a obter esse tipo de serviço. Os equipamentos são altamente tecnológicos e com um sistema inteligente, o que proporciona a rápida identificação do que foi solicitado. Investir na Central de Segurança e Inteligência (videomonitoramento e cerco eletrônico) o é necessário, uma vez que oferece mais segurança a todos”, comentou.

Para o vice-prefeito Beto Vieira, o investimento é a garantia de que a população tenha mais segurança. “Apresentamos a sociedade civil organizada, vereadores e representantes do Poder Judiciário um sistema que é um dos mais modernos do país e que estará 24 horas monitorando pontos importantes da nossa cidade. Entendemos que contribuir com a qualidade de vida e com a segurança da nossa gente é um dever, por isso, realizamos a aquisição de um serviço que é essencial”, finalizou.