O musical “ETHNIKOS – O Som das Nossas Raízes” estreou nesta terça-feira (26), com a Praça Adélio Lubiana tomada por um grande público.
Gratuito e realizado pela Prefeitura de Nova Venécia, com apoio da AFECAPI, da Secretaria Municipal de Educação e da Superintendência Regional de Educação, o espetáculo abre a programação que antecede a Festa da Cappitella e segue até quinta-feira (28).
Idealizado e dirigido pelo maestro ítalo-brasileiro Inárley Carletti, o projeto reúne mais de 350 artistas entre músicos, atores, dançarinos, grupos da terceira idade, cantores líricos e populares, orquestra sinfônica, banda e um coro infanto juvenil com até 300 crianças e adolescentes.
A montagem nasceu de oficinas formativas que mergulharam nas tradições étnicas locais e reforçaram o sentimento de pertencimento.

Em oito cenas, a narrativa percorre marcos da identidade capixaba: rituais indígenas e o encontro com os portugueses; a resistência negra, com capoeira e dança afro; e as festas e costumes pomeranos e italianos.
Teatro, música, dança e projeções se entrelaçam num mosaico de ancestralidade.No encerramento, todos voltam ao palco, entre bandeiras e trajes típicos, para proclamar: “Somos muitos, mas juntos somos um”.

Aplausos longos marcaram a estreia, celebrada por Carletti, feliz em retornar a Nova Venécia.
Para o maestro, o público caloroso e a dimensão do elenco consolidam “um espetáculo para ficar na história”.