Vale inaugura viaduto em Barra do Riacho com programação especial para a comunidade

A Vale inaugura neste sábado (16) o viaduto rodoviário na Avenida Luiz Cariacica dos Santos, em Barra do Riacho. A obra, que contou com a parceria da Prefeitura de Aracruz, foi projetada para ampliar a segurança viária e melhorar a mobilidade urbana, como parte dos compromissos assumidos pela empresa no contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM).

A cerimônia de inauguração será realizada no canteiro de obras, com a presença de autoridades locais. Na sequência, o espaço “Vamos Juntos?”, na Praça do Fruta-Pão, receberá atividades abertas ao público, como aulão de zumba, apresentações culturais de congo e ginástica rítmica, além de oficinas ambientais. A participação é gratuita.

“Este viaduto é mais do que uma obra de infraestrutura. Ele representa nosso compromisso com a segurança, a mobilidade e o desenvolvimento das comunidades onde atuamos. A construção contou com parceria do município e foi também uma oportunidade de diálogo e colaboração com os moradores, fortalecendo vínculos e gerando valor para a região”, diz Alvaro Albergaria, gerente de Relação Institucional Municipal da Vale.

Características da obra

Com 321 metros de extensão, o viaduto possui duas faixas de rolamento, totalizando 9,5 metros de largura, e um passeio de 1,5 metro para pedestres. A obra priorizou a contratação de mão de obra local e foi concluída em aproximadamente um ano. A Vale também construirá um muro de proteção sob o viaduto.

Atuação social

A iniciativa foi além da engenharia. Durante o período de obras, a comunidade vizinha à ferrovia participou de ações sociais promovidas pela Vale e pela empresa que executou o projeto.

A Vale desenvolveu projetos esportivos e iniciativas voltadas para idosos, além de apoiar ações culturais, que valorizam o congo na região.

A. Madeira, que realizou a obra, aderiu ao Programa Partilhar e atuou em projetos esportivos, ofereceu oficinas de construção e pintura de casacas e tambores com participação do mestre Domingos e da artista plástica Yeda Medeiros, além de oficina de mídias sociais e grafitagem com Miquéias Gonçalves (Miq) e Abelar Nagil Matias (Abê).

As intervenções artísticas trouxeram cor e identidade ao viaduto, com elementos que remetem à natureza, aos povos tradicionais, ao congo e à ferrovia.

O Programa Partilhar avalia fornecedores não apenas por critérios técnicos e financeiros, mas também pelo Índice de Valor na Comunidade (IVC), que mede a contribuição socioeconômica das empresas para os territórios onde atuam. Uma pontuação elevada no IVC pode representar um diferencial competitivo nos processos de contratação. Em 2024, o programa foi responsável por cerca de 380 ações sociais conduzidas por fornecedores da Vale no Espírito Santo.