Chefe de milícia do Rio de Janeiro é preso em Zona Rural de Barra de São Francisco

Uma operação integrada das polícias Civil e Militar do Espírito Santo resultou na prisão de Jorgimar Bonifácio Machado, de 44 anos, conhecido como “Duim”. Ele foi capturado na tarde de sexta-feira (1º) na zona rural de Barra de São Francisco, após um cerco tático que durou nove dias. “Duim” é apontado como o líder de uma organização criminosa com atuação em Queimados, na Baixada Fluminense (RJ), com características de milícia e grupo de extermínio.

A ação foi coordenada pela 14ª Delegacia Regional de Barra de São Francisco, com apoio da Força Tática, do Serviço de Inteligência do 11º Batalhão da PMES e da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC). O criminoso, considerado de alta periculosidade, estava foragido da Justiça e se escondia em uma área de vegetação para evitar sua captura, possuindo múltiplos mandados de prisão em aberto.

Segundo o delegado Robson Peixoto, o suspeito integrava o grupo “Caçadores de Gansos”, responsável por execuções de supostos criminosos na Baixada Fluminense. A organização é investigada desde 2016 pela Delegacia de Homicídios local (DHBF) e está associada ao aumento significativo de homicídios na região entre 2010 e 2016. “Duim” possui nove registros criminais no Rio de Janeiro por crimes como homicídio, extorsão e constituição de milícia.

Após ser cercado pelas equipes policiais, o foragido se rendeu por meio de negociação e foi detido. Ele foi encaminhado à Delegacia Regional de Barra de São Francisco para os procedimentos legais e, posteriormente, será transferido para o sistema penitenciário estadual, onde ficará à disposição da Justiça do Rio de Janeiro para responder por seus crimes.