Os municípios de Linhares e Aracruz apresentam um resultado importante em relação aos crimes contra a vida. Ambos estão há mais de 30 dias sem registros de assassinatos, sendo os últimos casos registrados em 10 de junho e 23 de maio, respectivamente. O Norte apresenta uma redução nas estatísticas de homicídios dolosos em 2025, com seis casos a menos que o ano passado, até o dia 17 de julho, registrando, até o momento, o melhor resultado dentro da série histórica, desde o ano 2000, para a região.
O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, destacou a importância desses recordes para a região. “A região Norte sempre foi marcada pela questão dos assassinatos, com áreas violentas e disputas territoriais do tráfico de drogas. Com o trabalho integrado e de monitoramento constante do programa Estado Presente, temos feito ações intensivas de combate a organizações criminosas, com objetivo de preservar cada vez mais vidas. Agradecemos muito aos nossos policiais civis e militares por todo o esforço para trazer mais segurança à população do Norte”, afirmou Damasceno.
Os municípios também se destacam em relação aos crimes de feminicídio. Os últimos foram registrados há mais de um ano, sendo dia 11 de julho de 2024 em Linhares e 21 de julho do ano passado em Aracruz.