EDP renova concessão no ES e anuncia investimento de R$ 5 bilhões até 2030

A EDP, empresa do setor elétrico, renovou seu contrato de concessão para distribuição de energia por mais 30 anos em 70 municípios do Espírito Santo. A assinatura, realizada no Palácio Anchieta, marca um pioneirismo nacional, sendo a primeira empresa a ter sua concessão estendida sob as novas regras da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do Ministério de Minas e Energia, garantindo a continuidade do serviço até 2055.

Como parte do novo acordo, a companhia anunciou um robusto plano de investimento de R$ 5 bilhões no estado até 2030, o que representa um aumento de 40% em comparação ao período de 2019 a 2024. O capital será direcionado para a modernização do atendimento ao cliente, digitalização da rede e, principalmente, para o reforço da resiliência da infraestrutura energética diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas.

O CEO da EDP na América do Sul, João Brito Martins, afirmou que a renovação consolida a confiança dos órgãos reguladores e dos clientes capixabas no trabalho da empresa. Ele destacou que os esforços futuros serão focados em tornar as redes mais inteligentes, automatizadas e confiáveis, mantendo os indicadores de qualidade, que já estão entre os melhores do país, e apoiando o desenvolvimento econômico e social do estado.

Além dos investimentos na rede elétrica, a EDP mantém um forte compromisso com o impacto social no Espírito Santo. Por meio de programas como o “Comunidade IN”, a empresa promove iniciativas de educação, geração de renda e sustentabilidade, como a reforma de instalações elétricas em Jabaeté e a instalação de postes solares na comunidade de Piranema, em Cariacica, reafirmando seu papel no desenvolvimento das comunidades locais.