Pinguins chegam as praias do ES durante período migratório

A aparição de pinguins tem se tornado frequente no litoral do Espírito Santo neste fim de semana. No domingo (13), um desses animais foi encontrado com vida, mas bastante debilitado, por guarda-vidas na praia de Marataízes. A equipe prestou os primeiros cuidados até a chegada de veterinários do Instituto de Pesquisa e Conservação Marinha (IPCMar), que realizaram o resgate.

O caso de Marataízes não foi isolado. Ainda no domingo, outro pinguim foi resgatado em Balneário Carapebus, na Serra, e durante todo o fim de semana, ao menos outros seis animais foram registrados em diferentes pontos da costa capixaba. Os resgates mobilizaram equipes de instituições como o Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (IPRAM).

Veterinários explicam que o fenômeno é comum nesta época do ano, pois se trata de pinguins jovens que estão em seu primeiro período migratório. Durante a longa jornada, alguns se cansam e se afastam do grupo, buscando a areia para descansar, enquanto outros podem chegar à costa por estarem doentes ou feridos.

Os pinguins resgatados são levados para o IPRAM, em Vila Velha, para reabilitação. Para pedir resgate na Serra, Fundão, Aracruz e Conceição da Barra, ligue para (27) 99970-2576. Para resgate em outros municípios, ligue para 0800 991 4800. Os pinguins precisam ser aquecidos até a chegada do resgate, tomando-se os devidos cuidados com a gripe aviária.