Um produtor rural do distrito de Mucuratá, em Aracruz, amargou um prejuízo de R$ 55 mil após uma falha no fornecimento de energia elétrica matar quase 2 mil tilápias. A interrupção, que durou 27 horas, desligou os aeradores do tanque de criação, levando os peixes à morte por asfixia, justamente na semana em que seriam vendidos.
Gabriel Dantas Cuzzuol, proprietário do sítio, conta que a família investiu na piscicultura há menos de um ano e tinha um acordo para iniciar a comercialização dos peixes na próxima semana. Ele relata que o transformador de energia da propriedade apresentava problemas há anos e que, apesar dos constantes chamados, a troca só foi realizada após a tragédia.
Desolado, o agricultor afirma que o incidente o fez perder a vontade de continuar com a atividade, pois exigiria um novo e elevado investimento em alevinos e ração. A família agora se concentra na difícil tarefa de retirar os peixes mortos do tanque e pretende registrar um boletim de ocorrência para buscar o ressarcimento pelos danos.
A EDP, concessionária responsável, atribuiu a interrupção a fortes ventos que atingiram a região, causando danos à rede elétrica. Em nota, a empresa afirmou que as equipes trabalharam para restabelecer o serviço e que prioriza o atendimento a serviços essenciais em situações críticas.