Vídeo | Intercâmbio Brasil-Moçambique fortalece mulheres camponesas e a agroecologia

Sete representantes do Movimento de Mulheres Camponesas Hikone de Moçambique estão no Brasil para um intercâmbio enriquecedor com o Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) do Brasil. Chegaram em 24 de abril de 2025 e, após passarem por Governador Valadares, em Minas Gerais, e Boa Esperança, Nova Venécia e São Gabriel da Palha, no Espírito Santo.

O objetivo principal da visita é conhecer de perto a realidade e as estratégias do MMC brasileiro, especialmente no que se refere aos quintais produtivos como ferramenta de autonomia e segurança alimentar, além de aprofundar o debate sobre as formas de resistência e o fortalecimento da luta feminista no campo.

A troca de experiências tem sido intensa e repleta de aprendizados mútuos. Carla Marisa Esculudes, praticante de agricultura ecológica e processamento de produtos agrícolas em Moçambique, expressou sua alegria e a importância da experiência no Brasil: “Estamos muito felizes com tudo que estamos vivenciando aqui. É uma riqueza de aprendizado enorme conhecer de perto a organização e a força das mulheres camponesas brasileiras”, declarou.

Marlene Andrade, uma das coordenadoras do MMC, explica que o movimento brasileiro se organiza em torno da agroecologia, da defesa dos territórios e da luta por direitos, buscando construir uma sociedade mais justa e igualitária a partir da perspectiva das mulheres do campo. “Nosso movimento se baseia na produção de alimentos saudáveis, no respeito à natureza e na valorização do trabalho das mulheres. Compartilhar isso com companheiras de Moçambique é muito importante para fortalecer a nossa luta em nível global” , afirmou.

Movimento de Mulheres Camponesas Hikone (Moçambique):

Olga Paulina Francisco Muthambe : diretora executiva e praticante de desenvolvimento comunitário, Província do Maputo – Matola.
Celeste Novela : membro dos órgãos sociais e especialista de gênero, Cidade do Maputo.
Fernanda Gomes Guiruta : engenheira agrônoma, Cidade do Maputo.
Márcia Joana Carla Nhuiane : coordenadora dos projetos em Cabo Delgado, Cidade de Pemba – Província de Cabo Delgado.
Carla Marisa Esculudes : praticante de agricultura ecológica e processamento de produtos agrícolas, de fruteiras, produção de doces, achares e licores, Distrito de Namaacha, localidade de Mafuiane – Província de Maputo.
Súlia Jaime Mavila : mulher rural e praticante de agricultura ecológica, Distrito de Chibuto – Província de Gaza.
Zélia Vanessa de Jesus Nhaca : praticante de agricultura ecológica da Escola Campesina de Mafuiane, no Distrito de Boane.