Mancha escura no Rio São José suspende abastecimento de água em Águia Branca

Foto: Redes Sociais

A região central de Águia Branca, enfrentou a interrupção temporária do fornecimento de água na tarde de quinta-feira (6) até a madrugada de sexta (7). A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) identificou uma mancha escura no Rio São José, principal fonte de abastecimento da cidade, o que comprometeu a qualidade da água. Cerca de nove mil moradores foram diretamente impactados pela situação.

De acordo com a Cesan, a captação de água do rio foi suspensa devido à coloração inadequada, que chegou a afetar a água nas torneiras das residências. Moradores relataram dificuldades para realizar tarefas diárias, como cozinhar e tomar banho.

O secretário de Obras e coordenador da Defesa Civil de Águia Branca, Francisco Torais, esclareceu que a captação foi retomada por volta das 3h desta sexta-feira, com a expectativa de que o abastecimento comece a se normalizar ao longo do dia. Ele pediu paciência à população, ressaltando que a água será distribuída gradualmente, especialmente nas áreas mais altas da cidade.

Em nota, a Cesan informou que, durante o período de normalização do abastecimento, caminhões-pipa estão sendo enviados para atender os moradores afetados. A Prefeitura de Águia Branca também está investigando as causas da alteração na coloração da água do Rio São José, que já está em direção à foz do rio, em Linhares.