Morreu, na madrugada desta segunda-feira (17), no Rio de Janeiro, João Donato. O músico morreu aos 88 anos, vítima de complicações pulmonares.
O corpo será velado, nesta terça-feira (18), das 11h às 15h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A cerimônia será aberta ao público.
O artista será cremado no Memorial do Carmo, na zona portuária do Rio, em cerimônia restrita aos familiares e amigos. A informação foi confirmada pela família do músico.
O Pianista, acordeonista, arranjador, cantor e compositor nasceu em 1934 em Rio Branco, no Acre e chegou ao Rio de Janeiro aos 11 anos de idade junto com a família.
Ele fez a primeira gravação em 1949, aos 15 anos, tocando acordeom, no disco de estreia de Altamiro Carrilho. Consagrado no País e no exterior, fez parcerias com os maiores nomes da Bossa Nova e da MPB.
Muitos artistas e políticos enalteceram a trajetória de João Donato, um dos grandes músicos brasileiros, que conviveu com artistas do jazz norte-americano e deixa um verdadeiro legado para a música brasileira.