As fortes chuvas voltaram a causar estragos em Nova Venécia e região. Os principais danos são causados por barragens que têm estourado pelo interior. Famílias que moram próximo a córregos estão sendo orientadas a sair das casas.
O Córrego da Serra, que desemboca no Centro de Nova Venécia, próximo à Câmara Municipal, transbordou e a água invadiu várias casas que ficam nas proximidades e levou uma ponte que fica em um beco próximo à Rua Colatina.
Na região do Patrimônio da Penha (Perdido) várias barragens, que ficam para cima da sede da comunidade, se romperam e moradores que residem próximo ao córrego precisaram sair às pressas de suas casas.
A mesma situação é vivida por moradores do Córrego da Areia. Um produtor, que tem uma grande barragem, enviou um áudio para grupos de whatsapp informando que sua represa está no limite. Isso porque uma outra que fica para cima rompeu, fazendo com que a dele ficasse acima da capacidade e prestes a estourar. Caso isso ocorra, outras represas que estão abaixo também vão estourar, causando o efeito cascata.
A Defesa Civil de Nova Venécia já emitiu o alerta orientando as famílias que residem próximo aos córregos que deixem suas casas com urgência porque a água vai invadir essas localidades que ficam para baixo.
“As represas estão se rompendo e estou aqui agora com alerta para a região do Patrimônio da Penha e Córrego da Areia que a água em grande volume vai chegar nessas regiões. As represas estão em efeito cascata, uma rompendo a outra. Por favor, você que mora próximo aos córregos, saiam de suas casas”, alerta o coordenador da Defesa Civil Municipal, Alderiones Leite.
Ouça o alerta do coordenador da Defesa Civil Municipal, Alderiones Leite.
O rio Cricaré já está na cota limite de inundação e o nível continua subindo. Há risco de transbordamento e inundação de parte da cidade. Um barranco caiu em cima de uma casa, no bairro Margareth.
A rodovia que liga Nova Vencia a São Gabriel foi totalmente interditada, nesta madrugada de segunda-feira (19), em virtude de deslizamento entre a entrada da mineração e o trevo do de acesso ao Cristalino.
No momento equipes de DER trabalham no local e o trânsito já segue em sistema de pare e siga. Há registros de vários trechos com pequenos deslizamentos nesta rodovia.
A Alameda de acesso ao bairro São Cristóvão tem a pista de descida interditada. Equipe da prefeitura no local.