800 mil peças de uniformes da rede pública estadual serão produzidas por detentos no ES

A partir de 2026 os uniformes das escolas públicas da rede estadual do Espírito Santo terão nova modelagem. O branco das camisas dará espaço para um tom azul mais escuro. As novas peças foram anunciadas e apresentadas nesta sexta-feira (15) e, segundo o governador capixaba, Renato Casagrande (PSB), a confecção será de detentos do sistema prisional do Espírito Santo.

O novo uniforme escolar foi escolhido por meio de disputa da Rede que envolveu a comunidade escolar na escolha de um design moderno, a ser distribuído gratuitamente a cerca de 200 mil estudantes a partir de 2026.

“Quero agradecer a todos que ajudaram a criar esses modelos. Serão mais de 200 mil alunos usando o uniforme escolhido por mais de 26 mil votantes. Quando ofertamos o novo conjunto de forma gratuita é também um alívio financeiro para muitas famílias. Damos prioridade à educação. Quando se oferta ensino em tempo integral, tiramos jovens do mundo do crime. Com a implementação de metas e a continuidade de políticas públicas alcançamos ainda mais resultados”, comentou o governador.

Casagrande destaca ainda que as peças – cerca de 800 mil itens – serão produzidas por detentos do sistema prisional, por meio do Programa Costurando o Futuro, em parceria da Sedu com a Secretaria da Justiça (Sejus): “As políticas públicas precisam funcionar e é importante que sejamos justos. Os detentos estão pagando por um erro que cometeram, mas recebendo uma oportunidade de aprenderem um ofício para quando saírem do sistema prisional terem uma segunda chance”.

800 mil peças de uniformes da rede pública estadual serão produzidas por por detentos no ES

O desenvolvimento do novo uniforme teve início em 26 de abril, com uma maratona criativa realizada no HUB ES+ em Vitória. O encontro reuniu 40 participantes, entre estudantes de cursos técnicos em design e moda, profissionais das áreas de artes visuais, moda e design, além de servidores da Sedu. O desafio consistiu em criar propostas que representassem a identidade dos alunos, superando a tradicional diferenciação por cores e adotando um visual contemporâneo, funcional e inclusivo.

Com base nos protótipos gerados durante a maratona, quatro modelos finalistas foram escolhidos e submetidos à votação pública, realizada entre 12 e 28 de maio, no site da Secretaria da Educação. A decisão contou com a participação de estudantes, professores, gestores escolares, pais e responsáveis, evidenciando um processo democrático que reforça o compromisso da Sedu com a escuta ativa e a inclusão da comunidade nas decisões educacionais.

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, avalia que o momento representa um marco simbólico para a educação capixaba pois, a partir deste novo modelo, os uniformes passarão a ser distribuídos gratuitamente aos alunos da Rede Estadual, algo inédito até então, ampliando o acesso e contribuindo para a redução das desigualdades. “Essa entrega gratuita representa um avanço importante para a equidade no ambiente escolar e para o apoio às famílias. Além disso, o processo de criação colaborativa reforça o pertencimento dos nossos estudantes e valoriza a identidade da escola pública capixaba”, afirmou.

“O trabalho dos internos na confecção dos uniformes da rede pública de ensino do Espírito Santo representa muito mais do que uma simples produção. Trata-se de uma oportunidade de transformação social, onde esses indivíduos podem recomeçar suas vidas, adquirindo capacitação, reconhecimento e uma chance real de reinserção na sociedade. Essa parceria com a Sedu reforça o compromisso do Governo do Estado com a ressocialização. Ao envolver os internos nesse projeto, estamos promovendo uma mão de obra qualificada, que além de contribuir para uma causa tão nobre quanto a educação, também abre caminhos para novos recomeços”, comentou o secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco.