10 prefeitos do CIM Polinorte assinaram protocolo para compra direta de vacinas

Os 10 prefeitos que integram o Consórcio Público de Saúde da Região Polinorte (CIM – Polinorte) assinaram na semana passada um protocolo de intenções junto aos laboratórios aptos a fornecerem vacinas contra a Covid-19.

O movimento permitirá que, após a aprovação deste protocolo, os 10 municípios possam comprar, de forma independente, doses da vacina. O consórcio é composto pelos municípios de Linhares, Rio Bananal, Sooretama, Aracruz, Fundão, João Neiva, Santa Teresa, Santa Leopoldina, Ibiraçu e São Roque do Canaã.

O prefeito Guerino Zanon destacou a importância da assinatura do protocolo que coloca os municípios como prioridade na lista de compradores.“O objetivo do compromisso que será firmado entre o Consórcio e os laboratórios é ter um acesso mais rápido aos imunizantes e facilitar a negociação para a compra da vacina contra o novo coronavírus, a partir da sua aprovação pela Anvisa e inclusão no Plano Nacional de Imunização (PNI)”.

Ainda não há, contudo, uma previsão do quantitativo de doses e quando as mesmas poderão vir.

Também participaram do encontro remoto o vice-prefeito Bruno Marianelli, do secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles, e da subsecretária municipal de Saúde, Sônia Dalmolin de Souza.